Neste trabalho, exploraremos a formação do professor no contexto da sala de aula, com foco em compreender como esse processo ocorre e qual é o papel crucial desempenhado pelo outro. Reconhecemos a importância das interações com o ambiente e os diversos agentes envolvidos na formação contínua do docente, pois a linguagem é constituinte em todo o processo. Para embasar nossas investigações, lançaremos mão de teorias fundamentais de pensadores como Vygotsky, com sua abordagem da atividade socio-histórico-cultural, Wallon e sua psicogenética, e Foucault, no que tange a noção e prática do cuidado de si, especialmente no diálogo de Alcibíades, com reflexões cabíveis na relação mestre-discípulo, seus desdobramentos e influências. Através dessas lentes teóricas, buscamos analisar e interpretar o processo dinâmico de formação do professor e professor em formação. Nossa metodologia está alinhada ao objetivo proposto, optando por uma abordagem teórica que nos permite uma análise aprofundada do objeto de estudo. Acreditamos que esta abordagem nos capacitará a investigar de maneira significativa a constituição do professor e o impacto das interações sociais nesse processo. Em síntese, almejamos contribuir para uma compreensão mais profunda da formação do professor e da relevância das relações interpessoais nesse contexto. Por fim, esperamos fornecer insights valiosos que enriqueçam tanto a formação quanto a concepção do papel do professor na sociedade contemporânea em prol de uma educação significativa e baseada na transformação pessoal e social.