Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: EXISTE UM SUPERIOR?

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A avaliação escrita, comumente chamada de "prova" mantém-se como um dos principais instrumentos de avaliação em sala de aula, apesar das mudanças nos métodos de ensino ao longo dos anos, surge então a questão sobre a real eficácia desse método para avaliar os alunos. É comum encontrarmos professores que defendam um modelo de ensino e avaliação mais tradicional, muitas vezes fundamentado na maneira como foram formados. Dessa forma, essa discussão vai além do ambiente escolar básico e ganha relevância nos cursos de graduação, onde os futuros educadores são preparados. Já no ensino de matemática, esse método de avaliação é ainda mais proeminente devido à natureza da disciplina voltada para os cálculos, contudo, indaga-se sobre a existência de outras abordagens mais eficazes além da tradicional prova escrita. Assim, neste estudo realizamos uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo analisando os principais instrumentos de avaliação adotados em uma turma do 2º período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro Acadêmico do Agreste. Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é discutir os desafios e as possibilidades de cada tipo de instrumento e responder à seguinte questão: existe um método de avaliação superior? Em consonância com as expectativas iniciais, os resultados confirmaram a prevalência da prova escrita como o método de avaliação predominante, no entanto, os dados indicam que não é viável determinar um único instrumento de avaliação como o mais eficaz.

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