Este trabalho tem o objetivo de identificar os receios e as dúvidas recorrentes entre estudantes do Ensino Médio da Rede Pública sobre a Universidade que (des)motivam o seu ingresso no Ensino Superior. Trata-se da etapa de coleta de informações em que se utilizou questionários com perguntas fechadas e abertas, derivado do projeto de extensão “Mostra Itinerante Universidade e Inclusão Social: perfil do estudante para o ingresso na universidade e ações de intervenção”, o qual conta com financiamento de bolsistas pelos programas “Navega Saberes” e “Eixo Transversal” da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Pará. A pesquisa foi realizada com 393 estudantes de três escolas estaduais do município de Castanhal-PA. Identificou-se que os receios e as dúvidas mais recorrentes dos discentes estão ligados à impossibilidade de ingresso na Universidade, o não reconhecimento com a área escolhida, a permanência no ensino superior, a possibilidade de sucesso posterior e a empregabilidade após a conclusão do curso. Os dados foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa, recorrendo-se à análise e interpretação estatística das informações. Esta investigação justifica-se por sua relevância acadêmico-científica ao integrar pesquisas e ações extensionistas que abordem os anseios e desafios de jovens em quererem prosseguir os estudos, e social ao explanar fatores que implicam na garantia de um direito estabelecido por lei que é o prosseguimento dos estudos. Utilizou-se como principais aportes teóricos os trabalhos de Cassiano (2021) sobre desmotivação no contexto acadêmico, Sampaio (2011) que descreve observações sobre a vida estudantil e Severino (2000) que discute sobre o ingresso na vida acadêmica e seus desafios. Considera-se ser importante o levantamento e a catalogação de informações deem visibilidade aos estudantes do Ensino Médio, uma vez que estimulá-los ao ingresso na Universidade demanda pelo conhecimento dos fatores que os (des)motivam a prosseguirem nos estudos para um próximo nível que possuem novos e diferentes desafios.