O artigo descreve a aplicação do subprojeto titulado como “A associação da Matemática e Estatística no ensino da Educação Básica por meio da intervenção dos discentes da Residência Pedagógica no ambiente escolar”, realizado pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus X, desenvolvido nas turmas dos 2° anos do Ensino Médio na escola parceira Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira, em Teixeira de Freitas – Bahia. O objetivo geral do artigo é apresentar as etapas do ensino de Estatística associado à utilização de recursos tecnológicos visando o protagonismo dos estudantes no seu processo de aprendizagem na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ambientada em sala de aula realizado no ano letivo de 2023. Para complementação teórica contamos com Valente (1999) que aborda a importância do uso das tecnologias em sala de aula; Brasil (1997), que traz a potencialidade dos recursos tecnológicos como ferramentas auxiliadoras no ensino da Estatística; Evangelista e Evangelista (2020) que relata experiências exitosas no ensino de Estatística; e Pimenta (1999) que enfatiza a finalidade da educação escolar na sociedade tecnológica ao decorrer do processo de aprendizagem dos alunos. Detalharemos a aplicação da proposta de ensino de Estatística em que os próprios estudantes escolheram as temáticas de interesse para realizarem pesquisas no ambiente escolar, além de utilizarem os recursos tecnológicos para a apresentação dos resultados obtidos sob a orientação dos residentes de Matemática e da professora preceptora. Da observação da participação dos estudantes, concluiu-se que a aprendizagem por meio do uso dos recursos tecnológicos foi uma experiência inovadora para os alunos, pois, além dos ganhos teóricos dos conceitos de Estatística, instigou a prática do pensamento crítico e reflexivo, contribuindo para o crescimento pessoal e intelectual dos participantes.