O presente trabalho aborda a complexidade do processo de alfabetização e letramento de alunos com defasagem de aprendizagem e distorção idade-série. A iniciativa para garantir que alunos ainda em processo de alfabetização fossem assistindo no espaço escolar em busca da recomposição da aprendizagem deu-se pela Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenação pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais que teve como base o grande número de alunos no 5º ano com defasagem, 23 alunos distribuídos nos níveis pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro, de uma escola da rede municipal de ensino. O objetivo desse artigo é mostrar as estratégias utilizadas na sala de apoio à aprendizagem, sua organização e os resultados obtidos com a utilização de intervenções pedagógicas que atendesse as necessidades dos alunos em relação aos déficits de aprendizagem. Com isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e para utilização da técnica esta pesquisa classifica-se como estudo de caso. A organização dos alunos no contraturno e divididos em níveis de escrita diferentes facilitou o processo de acompanhamento e monitoramento dos avanços e desafios, a utilização de fichas foi potencial para registrar o processo e fazer, caso necessário, uma adaptação do trabalho com os alunos que não acompanhavam as atividades, destaca-se como fundamental o uso de atividades pedagógicas, jogos pedagógicos com materiais não estruturado, sendo muitos deles produzido pelo professor da sala de apoio. Com as práticas desenvolvidas houve uma mudança significativa no nível de escrita dos alunos sendo que 6 são alfabéticos, 11 silábico-alfabéticos e 6 silábico com valor sonoro.