A impressão tridimensional tem se transformado nos últimos anos de uma tecnologia de alto custo e grande porte para uma ferramenta acessível e versátil, cada vez mais comum em ambientes educacionais. Inicialmente restrita a cursos de nível superior, como arquitetura e engenharia, essa tecnologia agora encontra espaço significativo nas escolas de ensino médio e fundamental. O objetivo deste trabalho é investigar o impacto da impressão 3D na educação básica, analisando artigos publicados entre 2019 e 2023 que abordam o tema. A pesquisa explora a adoção dessa tecnologia nas escolas de ensino médio e fundamental, avaliando os tipos de produtos criados, as disciplinas beneficiadas e as mudanças no processo pedagógico. Serão examinados os espaços escolares que utilizam essa ferramenta, considerando a infraestrutura necessária, o treinamento de professores e a adaptação dos currículos. Além de identificar os benefícios e desafios associados à integração da impressão tridimensional, o trabalho buscará entender como essa inovação está influenciando o engajamento dos alunos, o desenvolvimento de habilidades e a eficácia do aprendizado. A análise permitirá obter uma visão mais detalhada sobre a transformação promovida por essa tecnologia na educação atual e oferecerá recomendações para aprimorar sua aplicação nas escolas, com o intuito de otimizar seu impacto educacional.