Este trabalho propõe discutir as diversas experiências da infância, enfatizando a importância de promover práticas de leitura em linguagens multimodais e numa perspectiva discursiva. Chamamos de Infâncias Leitoras esse primeiro período da vida em que as crianças têm o direito de se engajar ativamente na leitura. A escola é crucial nessa mediação da leitura para brasileiros de diferentes classes, gêneros e etnias, com as crianças sendo o grupo etário que mais se beneficia dessas práticas, especialmente no contexto escolar, como mostra a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”. As escolas leitoras e as salas de aula leitoras podem ser um espaço onde a leitura é central, proporcionando acesso a uma ampla gama de materiais de leitura, integrando a prática da leitura às atividades diárias. A proposta desta comunicação oral é examinar o papel fundamental das escolas leitoras e das salas de aula leitoras na promoção da leitura entre crianças, destacando a necessidade de um ambiente que valorize e promova práticas de leitura diversificadas e multimodais. Os resultados indicam que práticas de leitura como rodas, leituras de livros em capítulos e leitura diária ampliam a experiência leitora das infâncias e mostram o grande potencial de investimento na leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.