O presente artigo aborda a vivência de duas estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) na perspectiva de ouvintes para com a comunidade surda e suas especificidades, a partir das experiências observadas na disciplina curricular Libras, que constitui obrigatoriamente no 3° eixo do curso de Pedagogia na UFPA, e também em estudos acerca da temática, levando em consideração a legislação brasileira e o percurso sócio-histórico da comunidade surda defronte a sociedade. Desta forma, a metodologia utilizada foi a bibliográfica, com o referencial teórico de Oliveira e Cotinguiba (2015). Ademais, também foi utilizado a pesquisa qualitativa, haja visto a aplicação de entrevista com um professor surdo, como contribuinte da produção desta pesquisa. A princípio, o objetivo desta escrita é analisar e compreender a importância da disciplina curricular de Libras no curso de pedagogia, assim visualizando as barreiras explicitas e implícitas enfrentadas pela comunidade surda que evidenciam a relevância de ações imprescindíveis para a prática inclusiva dos surdos em diversos espaços, seja escolares ou não escolares. Para mais, os resultados observados evidenciaram as dificuldades dos ouvintes com a Língua Brasileira de Sinais e a ausência de práticas inclusivas que provocam prejuízos para a comunidade surda. Diante do exposto, conclui-se que a experiência com a disciplina Libras contribuiu para o entendimento das dificuldades enfrentadas pela comunidade e entender a importância de promover a inclusão, de promover a visibilidade e conhecimento sobre a falta de acessibilidade e compreensão no que tange a comunidade surda, desta forma, aumentando a conscientização sobre as barreiras enfrentadas pelo surdo, contribuindo para inclusão deles na sociedade.