Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COMUNIDADE SURDA E AS BARREIRAS EVIDENCIADAS NA DISCIPLINA CURRICULAR LIBRAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109553
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 956
    "inscrito_id" => 7129
    "titulo" => "A COMUNIDADE SURDA E AS BARREIRAS EVIDENCIADAS NA DISCIPLINA CURRICULAR LIBRAS"
    "resumo" => "O presente artigo aborda a vivência de duas estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) na perspectiva de ouvintes para com a comunidade surda e suas especificidades, a partir das experiências observadas na disciplina curricular Libras, que constitui obrigatoriamente no 3° eixo do curso de Pedagogia na UFPA, e também em estudos acerca da temática, levando em consideração a legislação brasileira e o percurso sócio-histórico da comunidade surda defronte a sociedade. Desta forma, a metodologia utilizada foi a bibliográfica, com o referencial teórico de Oliveira e Cotinguiba (2015). Ademais, também foi utilizado a pesquisa qualitativa, haja visto a aplicação de entrevista com um professor surdo, como contribuinte da produção desta pesquisa. A princípio, o objetivo desta escrita é analisar e compreender a importância da disciplina curricular de Libras no curso de pedagogia, assim visualizando as barreiras explicitas e implícitas enfrentadas pela comunidade surda que evidenciam a relevância de ações imprescindíveis para a prática inclusiva dos surdos em diversos espaços, seja escolares ou não escolares. Para mais, os resultados observados evidenciaram as dificuldades dos ouvintes com a Língua Brasileira de Sinais e a ausência de práticas inclusivas que provocam prejuízos para a comunidade surda. Diante do exposto, conclui-se que a experiência com a disciplina Libras contribuiu para o entendimento das dificuldades enfrentadas pela comunidade e entender a importância de promover a inclusão, de promover a visibilidade e conhecimento sobre a falta de acessibilidade e compreensão no que tange a comunidade surda, desta forma, aumentando a conscientização sobre as barreiras enfrentadas pelo surdo, contribuindo para inclusão deles na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7129_TB956_29022024173458.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA"
    "autor_email" => "sabrinassoff@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109553
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 956
    "inscrito_id" => 7129
    "titulo" => "A COMUNIDADE SURDA E AS BARREIRAS EVIDENCIADAS NA DISCIPLINA CURRICULAR LIBRAS"
    "resumo" => "O presente artigo aborda a vivência de duas estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) na perspectiva de ouvintes para com a comunidade surda e suas especificidades, a partir das experiências observadas na disciplina curricular Libras, que constitui obrigatoriamente no 3° eixo do curso de Pedagogia na UFPA, e também em estudos acerca da temática, levando em consideração a legislação brasileira e o percurso sócio-histórico da comunidade surda defronte a sociedade. Desta forma, a metodologia utilizada foi a bibliográfica, com o referencial teórico de Oliveira e Cotinguiba (2015). Ademais, também foi utilizado a pesquisa qualitativa, haja visto a aplicação de entrevista com um professor surdo, como contribuinte da produção desta pesquisa. A princípio, o objetivo desta escrita é analisar e compreender a importância da disciplina curricular de Libras no curso de pedagogia, assim visualizando as barreiras explicitas e implícitas enfrentadas pela comunidade surda que evidenciam a relevância de ações imprescindíveis para a prática inclusiva dos surdos em diversos espaços, seja escolares ou não escolares. Para mais, os resultados observados evidenciaram as dificuldades dos ouvintes com a Língua Brasileira de Sinais e a ausência de práticas inclusivas que provocam prejuízos para a comunidade surda. Diante do exposto, conclui-se que a experiência com a disciplina Libras contribuiu para o entendimento das dificuldades enfrentadas pela comunidade e entender a importância de promover a inclusão, de promover a visibilidade e conhecimento sobre a falta de acessibilidade e compreensão no que tange a comunidade surda, desta forma, aumentando a conscientização sobre as barreiras enfrentadas pelo surdo, contribuindo para inclusão deles na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7129_TB956_29022024173458.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "SABRINA"
    "autor_email" => "sabrinassoff@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente artigo aborda a vivência de duas estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) na perspectiva de ouvintes para com a comunidade surda e suas especificidades, a partir das experiências observadas na disciplina curricular Libras, que constitui obrigatoriamente no 3° eixo do curso de Pedagogia na UFPA, e também em estudos acerca da temática, levando em consideração a legislação brasileira e o percurso sócio-histórico da comunidade surda defronte a sociedade. Desta forma, a metodologia utilizada foi a bibliográfica, com o referencial teórico de Oliveira e Cotinguiba (2015). Ademais, também foi utilizado a pesquisa qualitativa, haja visto a aplicação de entrevista com um professor surdo, como contribuinte da produção desta pesquisa. A princípio, o objetivo desta escrita é analisar e compreender a importância da disciplina curricular de Libras no curso de pedagogia, assim visualizando as barreiras explicitas e implícitas enfrentadas pela comunidade surda que evidenciam a relevância de ações imprescindíveis para a prática inclusiva dos surdos em diversos espaços, seja escolares ou não escolares. Para mais, os resultados observados evidenciaram as dificuldades dos ouvintes com a Língua Brasileira de Sinais e a ausência de práticas inclusivas que provocam prejuízos para a comunidade surda. Diante do exposto, conclui-se que a experiência com a disciplina Libras contribuiu para o entendimento das dificuldades enfrentadas pela comunidade e entender a importância de promover a inclusão, de promover a visibilidade e conhecimento sobre a falta de acessibilidade e compreensão no que tange a comunidade surda, desta forma, aumentando a conscientização sobre as barreiras enfrentadas pelo surdo, contribuindo para inclusão deles na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.