Introdução: A educação inclusiva tem sido um tema de grande relevância na atualidade, especialmente no contexto do Ensino Fundamental, onde a diversidade de alunos e necessidades de aprendizagem é evidente. Este estudo propõe-se a explorar e promover diálogos sobre práticas inclusivas neste nível de Ensino. Metodologia: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores, gestores escolares e especialistas em educação inclusiva. Referencial Teórico: O estudo fundamentou-se nos princípios da educação inclusiva, como preconizados pela Declaração de Salamanca e pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Além disso, foram exploradas teorias e conceitos relacionados à formação de professores, adaptação curricular e ambiente escolar inclusivo. Resultados e Discussão: Os resultados revelaram uma variedade de desafios enfrentados pelos professores no processo de implementação de práticas inclusivas, incluindo a falta de recursos e capacitação adequada, bem como a resistência institucional. No entanto, também foram identificadas estratégias promissoras, como a colaboração entre professores e o uso de tecnologia assistiva, que podem facilitar a inclusão de todos os alunos no ambiente escolar. Considerações Finais: Este estudo destaca a importância de promover diálogos contínuos e colaborativos sobre educação inclusiva no Ensino Fundamental. É fundamental investir em formação de professores e recursos adequados para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas características individuais. A construção de uma cultura escolar inclusiva requer o comprometimento de todos os atores envolvidos no processo educacional.