TECNICISMO E TEORIA DO CAPITAL HUMANO: AS FACES DAS TEORIAS DA EDUCAÇÃO A FAVOR DO CAPITAL.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109211 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 496 "inscrito_id" => 2309 "titulo" => "TECNICISMO E TEORIA DO CAPITAL HUMANO: AS FACES DAS TEORIAS DA EDUCAÇÃO A FAVOR DO CAPITAL." "resumo" => "Este trabalho consiste na análise do papel desempenhado pela educação nas principais abordagens teóricas educacionais desenvolvidas entre os anos 1970 e 1990, em particular a Teoria do Capital Humano (TCH) e o Tecnicismo. Abordaremos criticamente as concepções pedagógicas da educação nesse período, associando essas ideias à economia capitalista e às demandas das agências multilaterais para a manutenção da sociabilidade do capital. É enfatizada a importância de uma análise crítica das diferentes facetas dessas teorias em favor do capital. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica fundamentada nos escritos de Mészáros (2011) e Frigotto (2010), que abordam a influência da Crise Estrutural do Capital no desenvolvimento da TCH e suas implicações. Também foram considerados os trabalhos de Saviani (2011) e Gentili e Silva (1996) no que tange à relação entre a TCH e sua defesa de uma concepção de educação como instrumento de adaptação e dominação da classe trabalhadora. Concluímos que essas teorias educacionais têm contribuído para a perpetuação do sistema capitalista, atribuindo à educação a função de servir aos interesses econômicos de acumulação e manutenção do status quo, sendo influenciada pelos padrões do mercado capital, adaptando-se aos seus princípios de produtividade e competição, os quais mantêm o indivíduo conformado com o sistema capitalista atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2309_TB496_03042024054009.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCIENE ARAUJO LIMA" "autor_nome_curto" => "Jociene Araújo" "autor_email" => "jocienelimar@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109211 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 496 "inscrito_id" => 2309 "titulo" => "TECNICISMO E TEORIA DO CAPITAL HUMANO: AS FACES DAS TEORIAS DA EDUCAÇÃO A FAVOR DO CAPITAL." "resumo" => "Este trabalho consiste na análise do papel desempenhado pela educação nas principais abordagens teóricas educacionais desenvolvidas entre os anos 1970 e 1990, em particular a Teoria do Capital Humano (TCH) e o Tecnicismo. Abordaremos criticamente as concepções pedagógicas da educação nesse período, associando essas ideias à economia capitalista e às demandas das agências multilaterais para a manutenção da sociabilidade do capital. É enfatizada a importância de uma análise crítica das diferentes facetas dessas teorias em favor do capital. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica fundamentada nos escritos de Mészáros (2011) e Frigotto (2010), que abordam a influência da Crise Estrutural do Capital no desenvolvimento da TCH e suas implicações. Também foram considerados os trabalhos de Saviani (2011) e Gentili e Silva (1996) no que tange à relação entre a TCH e sua defesa de uma concepção de educação como instrumento de adaptação e dominação da classe trabalhadora. Concluímos que essas teorias educacionais têm contribuído para a perpetuação do sistema capitalista, atribuindo à educação a função de servir aos interesses econômicos de acumulação e manutenção do status quo, sendo influenciada pelos padrões do mercado capital, adaptando-se aos seus princípios de produtividade e competição, os quais mantêm o indivíduo conformado com o sistema capitalista atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2309_TB496_03042024054009.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCIENE ARAUJO LIMA" "autor_nome_curto" => "Jociene Araújo" "autor_email" => "jocienelimar@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }