OFICINAS PARA O ENSINO DE FÍSICA DENTRO DO PROJETO PONTES ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA BÁSICA
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Criando um ambiente favorável para o desenvolvimento da criatividade através de pequenos desafios que permitam avanços graduais. A primeira etapa foi a construção de um caleidoscópio, para lidarmos com o conteúdo de óptica, abordando a projeção de imagens em espelhos planos e criando uma imagem que explorou uma abordagem criativa e artística dos alunos. Na segunda etapa do processo elaboramos uma oficina para construção de um motor homopolar, feito com ímãs, pilha elétrica e fio de cobre. O diferencial desta oficina foi a construção de um molde em uma impressora 3D, possibilitando a montagem da hélice do motor de uma maneira mais fácil e menos dependente de habilidades manuais. Para a terceira etapa deste projeto, elaboramos um experimento que aborda a lei da indução eletromagnética, também conhecida como a lei de Faraday-Neumann-Lenz. Para analisarmos a geração de corrente elétrica por meio de um pêndulo oscilante equipado com um ímã. 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