A abordagem com o enfoque CTS tem ganhado cada vez mais espaço no âmbito das pesquisas na área de ensino. Isso acontece porque esse tipo de abordagem possibilita ao aluno uma constatação de sua realidade, mostrando como os avanços tecnológicos interagem com a sociedade e com o meio ambiente. Dessa forma, o artigo em questão tem como objetivo ratificar a relevância do ensino com enfoque CTS na construção de um estudante com pensamento crítico, com capacidade de avaliar, prever e mitigar possíveis danos causados por uma má utilização da ciência e da tecnologia, bem como potencializar os impactos positivos para a sociedade de uma maneira geral e não apenas para uma pequena parcela em detrimento à problemas socioambientais. Além disso, pretende-se enaltecer a importância da educação ambiental para que o aluno se veja como parte da construção social em que está inserido e expor as contribuições freirianas ao ensino CTS a partir da educação libertadora e sua preocupação com a subjetividade e a individualidade de cada aluno. O estudo é uma revisão de literatura, cuja finalidade consiste na análise de pesquisas relevantes, a fim de possibilitar a síntese do estado do conhecimento do assunto abordado. Os resultados da pesquisa foram construídos englobando o que artigos científicos a partir de 2018 abordavam nos temas envolvendo o ensino com enfoque na abordagem CTS e a formação cidadã do aluno, evidenciando também as questões ambientais, bem como as contribuições de Paulo Freire no processo de contextualização do ensino.