O estágio curricular de docência na Educação Infantil é o objeto e contexto das reflexões deste trabalho no sentido de possibilitar ao graduando adentrar no campo da sala de aula e interagir no ambiente da primeira etapa da educação básica. Nela se aprofunda a constituição do ser criança, como seres capazes de aprender, brincar, descobrir, inventar, dentre outras aprendizagens. Desta maneira, o artigo tem como objetivo narrar experiências vivenciadas durante o período de estágio de docência na Educação Infantil realizado no sétimo semestre do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará/Campus Castanhal. Este componente curricular nos possibilita vivenciar a relação entre teoria e prática no processo de formação acadêmica, bem como registrar vivências pedagógicas em uma escola pública de Educação Infantil, localizada na cidade de Castanhal-PA. Como referencial teórico dialogamos com Miranda (1992), Cunha (1997), Oliveira (2022), Zabalza (2014) e com alguns marcos da legislação educacional vigente. Metodologicamente, a abordagem narrativa norteou o trabalho desde a constituição dos referenciais teóricos, assim como os procedimentos durante a pesquisa de campo centrada nas interações com as crianças e as práticas docentes em sala de aula. Os resultados obtidos nos possibilitam compreender que a prática docente exige muita responsabilidade do profissional pedagogo que atua em sala de aula pela influência decisiva que exercem sobre os alunos em que tais interações pedagógicas que permeiam a prática docente e a identidade do professor pedagogo se consolida. As crianças são narradores natos e começam com pequenas histórias de coisas que vivenciam no seu dia a dia, é imprescindível reconhecer e aprender a ouvir com mais destreza. Portanto, o estágio supervisionado na graduação, proporciona aos futuros docentes reflexões que certamente contribuem de modo fundamental com o processo de autoconhecimento, significados formativos para qualidade ética ao processo de profissionalização.