Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC 2023

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Um dos maiores desafios do professor no contexto escolar atual é estimular o interesse dos alunos, principalmente, com relação à educação científica. Nesse cenário, as metodologias que estimulam o senso crítico e a participação ativa dos estudantes ganham destaque, por favorecerem a construção do conhecimento de maneira significativa, dando sentido ao estudo de ciências. Tendo em vista isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática a partir dos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências de 2023, especificamente da linha temática 08 (Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica), buscando identificar e analisar as principais produções sobre alfabetização científica e tecnológica no ensino de ciências no contexto educacional brasileiro, investigando as metodologias aplicadas, assim como suas contribuições e limitações, para que venham a ser pensadas novas rotas para intensificar o processo de alfabetização científica. A metodologia consistiu em uma adaptação do método Cochrane, oriundo do Reino Unido, que é amplamente utilizado por pesquisadores da área da saúde e que originalmente é desenvolvido em 10 passos. Porém, no contexto brasileiro a colaboração Cochrane recomenda que a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) seja executada em sete etapas, as quais foram seguidas neste trabalho: formulação da pergunta, localização dos estudos, avaliação crítica dos estudos, coleta de dados, análise e apresentação dos dados, interpretação dos dados, e aprimoramento e atualização da revisão. Os resultados revelaram apenas cinco trabalhos que atenderam aos princípios de inclusão e exclusão definidos nesta pesquisa. Esses trabalhos indicam uma crescente preocupação com a utilização da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de jovens de forma embasada, crítica e reflexiva. No entanto, também identificou-se um déficit significativo na quantidade e diversidade de pesquisas sobre esta temática, indicando a necessidade de mais estudos que explorem diferentes abordagens e contextos.

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