INTERESSE DOS ESTUDANTES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E BIODIVERSIDADE EM TRÊS REGIÕES DO BRASIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110799 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2697 "inscrito_id" => 9126 "titulo" => "INTERESSE DOS ESTUDANTES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E BIODIVERSIDADE EM TRÊS REGIÕES DO BRASIL" "resumo" => "O Projeto “Relevância do Ensino de Ciências” – ROSE, nas duas últimas décadas, tem se dedicado a pesquisas que ouvem as opiniões e interesses de alunos sobre ciência e tecnologia em vários países por meio do questionário ROSEs, proporcionando contribuições importantes para possíveis tomadas de decisão por parte das autoridades públicas, visando à melhoria do ensino de ciências. No Brasil, três pesquisas em andamento utilizam abordagens teórico- metodológicas similares às utilizadas nesses países, por meio da aplicação do questionário “Barômetro: jovens e a ciência”, elaborado com base no questionário ROSEs. No entanto, a coleta de dados apontou a necessidade de adaptações diante das dificuldades encontradas no contexto de diversidade cultural e regional do nosso país. Na coleta de dados realizada na Região Central da Amazônia, as principais adaptações foram relacionadas à aproximação das escolas, especialmente as localizadas na zona rural, onde observou-se que a estrutura escolar, onde há falta de telefones institucionais, internet e gestor escolar, somada à disposição geográfica das escolas, dificultou o processo de formalização da pesquisa de acordo com os aspectos éticos e metodológicos preestabelecidos. Na Amazônia Sul-Ocidental, a coleta de dados está em curso, e enfrenta as mesmas dificuldades relatadas pela pesquisa da Amazônia Central. Em ambos os casos, as alternativas encontradas pelos pesquisadores para aproximação da escola foi a visita presencial a unidade escolar ou contato pessoal com os professores. Em São Paulo, a coleta de dados foi realizada com o auxílio de estudantes de Iniciação Científica, localizados em campi descentralizados, permitindo assim a aplicação do questionário em uma maior diversidade de macrorregiões. Os resultados esperados deverão demonstrar a importância de estratégias personalizadas e culturalmente sensíveis de forma a aumentar o interesse dos jovens na temática, promover o engajamento deles na conservação da biodiversidade, além de fornecer insights valiosos para a elaboração de intervenções eficazes na área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9126_TB2697_27102024211959.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NELIO BIZZO" "autor_nome_curto" => "Nelio Bizzo" "autor_email" => "bizzo@unifesp.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110799 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2697 "inscrito_id" => 9126 "titulo" => "INTERESSE DOS ESTUDANTES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E BIODIVERSIDADE EM TRÊS REGIÕES DO BRASIL" "resumo" => "O Projeto “Relevância do Ensino de Ciências” – ROSE, nas duas últimas décadas, tem se dedicado a pesquisas que ouvem as opiniões e interesses de alunos sobre ciência e tecnologia em vários países por meio do questionário ROSEs, proporcionando contribuições importantes para possíveis tomadas de decisão por parte das autoridades públicas, visando à melhoria do ensino de ciências. No Brasil, três pesquisas em andamento utilizam abordagens teórico- metodológicas similares às utilizadas nesses países, por meio da aplicação do questionário “Barômetro: jovens e a ciência”, elaborado com base no questionário ROSEs. No entanto, a coleta de dados apontou a necessidade de adaptações diante das dificuldades encontradas no contexto de diversidade cultural e regional do nosso país. Na coleta de dados realizada na Região Central da Amazônia, as principais adaptações foram relacionadas à aproximação das escolas, especialmente as localizadas na zona rural, onde observou-se que a estrutura escolar, onde há falta de telefones institucionais, internet e gestor escolar, somada à disposição geográfica das escolas, dificultou o processo de formalização da pesquisa de acordo com os aspectos éticos e metodológicos preestabelecidos. Na Amazônia Sul-Ocidental, a coleta de dados está em curso, e enfrenta as mesmas dificuldades relatadas pela pesquisa da Amazônia Central. Em ambos os casos, as alternativas encontradas pelos pesquisadores para aproximação da escola foi a visita presencial a unidade escolar ou contato pessoal com os professores. Em São Paulo, a coleta de dados foi realizada com o auxílio de estudantes de Iniciação Científica, localizados em campi descentralizados, permitindo assim a aplicação do questionário em uma maior diversidade de macrorregiões. Os resultados esperados deverão demonstrar a importância de estratégias personalizadas e culturalmente sensíveis de forma a aumentar o interesse dos jovens na temática, promover o engajamento deles na conservação da biodiversidade, além de fornecer insights valiosos para a elaboração de intervenções eficazes na área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9126_TB2697_27102024211959.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NELIO BIZZO" "autor_nome_curto" => "Nelio Bizzo" "autor_email" => "bizzo@unifesp.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }