A OBRA DE AUTORA(E)S NEGRA(O)S E A FORMAÇÃO DO LETRAMENTO RACIAL-CRÍTICO DOS SUJEITOS NO CONTEXTO ESCOLAR.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113583 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6710 "inscrito_id" => 16822 "titulo" => "A OBRA DE AUTORA(E)S NEGRA(O)S E A FORMAÇÃO DO LETRAMENTO RACIAL-CRÍTICO DOS SUJEITOS NO CONTEXTO ESCOLAR." "resumo" => "A presente pesquisa trata da reflexão acerca das narrativas literárias de autoria negra como ferramenta para a formação do letramento racial-crítico dos sujeitos na escola. De cunho bibliográfico, o objetivo principal do trabalho é investigar sobre o processo de aquisição do letramento racial-crítico por meio da leitura e análise de textos literários de autoria negra a partir da identificação das problemáticas relacionadas às questões étnico-racial pautadas nessas obras literárias de autores afro-brasileiros. O referencial teórico aborda pesquisas relacionadas ao letramento literário e racial de autores como: Cosson, Colomer, referindo-se à apreciação do texto literário; Gomes, abordando conceitos relacionados à Educação cidadã, etnia e raça; Ferreira e Schucman, com estudos sobre letramento racial-crítico; Hooks, tratando os aspectos históricos e teóricos das relações raciais; Munanga, englobando o estudo sobre raça e racismo e relações raciais no contexto brasileiro. Essas considerações teóricas permitem a compreensão dos conceitos de raça, racismo e problemáticas socias oriundas das relações étnico-raciais ocorridas na sociedade ao longo da história do negro no Brasil. Essa base teórica propicia a compreensão das questões envolvendo os sujeitos das obras literárias (os personagens) que contextualizam o racismo em suas vidas; englobam a vida dos seus autores e dos discentes que se identificam com o universo ficcional, do qual são testemunhas na ficção. As considerações finais da pesquisa, apontam como relevante o processo de ensino-aprendizagem da leitura e análise literária, além de considerar fundamental, a reflexão sobre ações que promovem a discussão sobre questões étnico-raciais, o que possibilita a implementação da lei educacional 10.639/03, a qual versa sobre o estabelecimento do ensino da História e Cultura afro-brasileira na escola, o que resulta no fortalecendo da política da diversidade étnico-racial, propiciando, a formação do letramento racial-crítico, afim de que se promova a luta antirracista no espaço da educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID16822_TB6710_10062024062428.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "paula13teacher@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113583 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6710 "inscrito_id" => 16822 "titulo" => "A OBRA DE AUTORA(E)S NEGRA(O)S E A FORMAÇÃO DO LETRAMENTO RACIAL-CRÍTICO DOS SUJEITOS NO CONTEXTO ESCOLAR." "resumo" => "A presente pesquisa trata da reflexão acerca das narrativas literárias de autoria negra como ferramenta para a formação do letramento racial-crítico dos sujeitos na escola. De cunho bibliográfico, o objetivo principal do trabalho é investigar sobre o processo de aquisição do letramento racial-crítico por meio da leitura e análise de textos literários de autoria negra a partir da identificação das problemáticas relacionadas às questões étnico-racial pautadas nessas obras literárias de autores afro-brasileiros. O referencial teórico aborda pesquisas relacionadas ao letramento literário e racial de autores como: Cosson, Colomer, referindo-se à apreciação do texto literário; Gomes, abordando conceitos relacionados à Educação cidadã, etnia e raça; Ferreira e Schucman, com estudos sobre letramento racial-crítico; Hooks, tratando os aspectos históricos e teóricos das relações raciais; Munanga, englobando o estudo sobre raça e racismo e relações raciais no contexto brasileiro. Essas considerações teóricas permitem a compreensão dos conceitos de raça, racismo e problemáticas socias oriundas das relações étnico-raciais ocorridas na sociedade ao longo da história do negro no Brasil. Essa base teórica propicia a compreensão das questões envolvendo os sujeitos das obras literárias (os personagens) que contextualizam o racismo em suas vidas; englobam a vida dos seus autores e dos discentes que se identificam com o universo ficcional, do qual são testemunhas na ficção. As considerações finais da pesquisa, apontam como relevante o processo de ensino-aprendizagem da leitura e análise literária, além de considerar fundamental, a reflexão sobre ações que promovem a discussão sobre questões étnico-raciais, o que possibilita a implementação da lei educacional 10.639/03, a qual versa sobre o estabelecimento do ensino da História e Cultura afro-brasileira na escola, o que resulta no fortalecendo da política da diversidade étnico-racial, propiciando, a formação do letramento racial-crítico, afim de que se promova a luta antirracista no espaço da educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID16822_TB6710_10062024062428.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "paula13teacher@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }