Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A OBRA DE AUTORA(E)S NEGRA(O)S E A FORMAÇÃO DO LETRAMENTO RACIAL-CRÍTICO DOS SUJEITOS NO CONTEXTO ESCOLAR.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A presente pesquisa trata da reflexão acerca das narrativas literárias de autoria negra como ferramenta para a formação do letramento racial-crítico dos sujeitos na escola. De cunho bibliográfico, o objetivo principal do trabalho é investigar sobre o processo de aquisição do letramento racial-crítico por meio da leitura e análise de textos literários de autoria negra a partir da identificação das problemáticas relacionadas às questões étnico-racial pautadas nessas obras literárias de autores afro-brasileiros. O referencial teórico aborda pesquisas relacionadas ao letramento literário e racial de autores como: Cosson, Colomer, referindo-se à apreciação do texto literário; Gomes, abordando conceitos relacionados à Educação cidadã, etnia e raça; Ferreira e Schucman, com estudos sobre letramento racial-crítico; Hooks, tratando os aspectos históricos e teóricos das relações raciais; Munanga, englobando o estudo sobre raça e racismo e relações raciais no contexto brasileiro. Essas considerações teóricas permitem a compreensão dos conceitos de raça, racismo e problemáticas socias oriundas das relações étnico-raciais ocorridas na sociedade ao longo da história do negro no Brasil. Essa base teórica propicia a compreensão das questões envolvendo os sujeitos das obras literárias (os personagens) que contextualizam o racismo em suas vidas; englobam a vida dos seus autores e dos discentes que se identificam com o universo ficcional, do qual são testemunhas na ficção. As considerações finais da pesquisa, apontam como relevante o processo de ensino-aprendizagem da leitura e análise literária, além de considerar fundamental, a reflexão sobre ações que promovem a discussão sobre questões étnico-raciais, o que possibilita a implementação da lei educacional 10.639/03, a qual versa sobre o estabelecimento do ensino da História e Cultura afro-brasileira na escola, o que resulta no fortalecendo da política da diversidade étnico-racial, propiciando, a formação do letramento racial-crítico, afim de que se promova a luta antirracista no espaço da educação básica.

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