ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: CONCEITUAÇÃO E AS FORMAS DE IDENTIFICAÇÃO NA LEGISLAÇÃO NACIONAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109629 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1055 "inscrito_id" => 7044 "titulo" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: CONCEITUAÇÃO E AS FORMAS DE IDENTIFICAÇÃO NA LEGISLAÇÃO NACIONAL" "resumo" => "Este artigo é oriundo de um projeto de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, cadastrado (PIB-H/0100/2022) e intitulado “Altas Habilidades/Superdotação na pedagogia: estabelecendo relações legais, políticas e teóricas”. Tem como objetivo esclarecer o conceito de altas habilidades/superdotação e as formas de identificação nas legislações vigentes. A abordagem da pesquisa é qualitativa e elegemos a pesquisa documental e bibliográfica como norteadora da nossa ação no processo de coleta de dados. O método é dialético e a análise de dados da pesquisa fundamenta-se na Pedagogia Histórico-Crítica nas legislações e políticas públicas, como: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008); Diretrizes Nacionais de Educação Especial (2001); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015); entre outros. Como resultado, constatamos que os conceitos de altas habilidades/superdotação definidos pela legislação é amplo e fundamentado na teoria de Renzulli, e na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, e a finalidade da de identificação das AH/SD, não é a de rotular os sujeitos, mas, sim, oferecer subsídios para estabelecer uma intervenção pedagógica adequada às necessidades educacionais, sociais e emocionais desses alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7044_TB1055_16102024123922.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "profalmerinda@ufam.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109629 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1055 "inscrito_id" => 7044 "titulo" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: CONCEITUAÇÃO E AS FORMAS DE IDENTIFICAÇÃO NA LEGISLAÇÃO NACIONAL" "resumo" => "Este artigo é oriundo de um projeto de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, cadastrado (PIB-H/0100/2022) e intitulado “Altas Habilidades/Superdotação na pedagogia: estabelecendo relações legais, políticas e teóricas”. Tem como objetivo esclarecer o conceito de altas habilidades/superdotação e as formas de identificação nas legislações vigentes. A abordagem da pesquisa é qualitativa e elegemos a pesquisa documental e bibliográfica como norteadora da nossa ação no processo de coleta de dados. O método é dialético e a análise de dados da pesquisa fundamenta-se na Pedagogia Histórico-Crítica nas legislações e políticas públicas, como: Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008); Diretrizes Nacionais de Educação Especial (2001); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (2015); entre outros. Como resultado, constatamos que os conceitos de altas habilidades/superdotação definidos pela legislação é amplo e fundamentado na teoria de Renzulli, e na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, e a finalidade da de identificação das AH/SD, não é a de rotular os sujeitos, mas, sim, oferecer subsídios para estabelecer uma intervenção pedagógica adequada às necessidades educacionais, sociais e emocionais desses alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7044_TB1055_16102024123922.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "profalmerinda@ufam.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }