Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM HISTÓRICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS ESPAÇOS MUSEAIS CIENTÍFICOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109137
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 400
    "inscrito_id" => 5247
    "titulo" => "ABORDAGEM HISTÓRICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS ESPAÇOS MUSEAIS CIENTÍFICOS"
    "resumo" => "Este trabalho se constitui a partir da problemática das transformações históricas dos espaços museais. Com a proposta de apresentar a perspectiva da relação social e tecnológica com estes ambientes, enquanto espaços formativos e, portanto, de informação e difusão do conhecimento. Esta análise compõe uma pesquisa mais ampla sobre influências social, tecnológica e escolar nos espaços museais. Para desenvolvimento deste trabalho, que possui caráter bibliográfico, foram utilizadas obras acadêmicas com temática central voltada aos museus de ciências. Através da abordagem sobre origem, fases museais, conexões estabelecidas entre museu e escola é tratado o passado e presente destes ambientes. Observando o contexto pandêmico, ocasionado pelo vírus da covid 19, ocorrido entre 2020 e 2023, como fator potencializador da experiência museal a partir do digital, diante da necessidade do isolamento social, percebe-se novas perspectivas e dinâmicas presente tanto dentro da instituição museal, através da capacitação dos profissionais envolvidos, da intenção nas exposições como também na relação e interação desta para com seu público. Percebe-se que a inserção do digital pode culminar na resolução de uma problemática que persistiu durante tempos nas investigações direcionadas a temática museal: a concentração dos museus no vasto território nacional e falta de acesso a estes espaços pela camada mais popular da sociedade, que recai sobre a função social destes ambientes. Além disso, tais influências tecnológicas geram novas possibilidades sobre todos os fatores envolvidos nestes recintos: os objetos, seja na produção e conservação do acervo; nos sujeitos, incluindo os profissionais, com novas formações técnicas e intenções perante as produções das exposições, quanto o público, que consome as exposições em novos formatos, assim como as relações envolvidas, direcionadas a comunicação e interação entre os citados"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5247_TB400_20042024110535.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILENA PEREIRA"
    "autor_email" => "silvampfsa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109137
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 400
    "inscrito_id" => 5247
    "titulo" => "ABORDAGEM HISTÓRICA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS ESPAÇOS MUSEAIS CIENTÍFICOS"
    "resumo" => "Este trabalho se constitui a partir da problemática das transformações históricas dos espaços museais. Com a proposta de apresentar a perspectiva da relação social e tecnológica com estes ambientes, enquanto espaços formativos e, portanto, de informação e difusão do conhecimento. Esta análise compõe uma pesquisa mais ampla sobre influências social, tecnológica e escolar nos espaços museais. Para desenvolvimento deste trabalho, que possui caráter bibliográfico, foram utilizadas obras acadêmicas com temática central voltada aos museus de ciências. Através da abordagem sobre origem, fases museais, conexões estabelecidas entre museu e escola é tratado o passado e presente destes ambientes. Observando o contexto pandêmico, ocasionado pelo vírus da covid 19, ocorrido entre 2020 e 2023, como fator potencializador da experiência museal a partir do digital, diante da necessidade do isolamento social, percebe-se novas perspectivas e dinâmicas presente tanto dentro da instituição museal, através da capacitação dos profissionais envolvidos, da intenção nas exposições como também na relação e interação desta para com seu público. Percebe-se que a inserção do digital pode culminar na resolução de uma problemática que persistiu durante tempos nas investigações direcionadas a temática museal: a concentração dos museus no vasto território nacional e falta de acesso a estes espaços pela camada mais popular da sociedade, que recai sobre a função social destes ambientes. Além disso, tais influências tecnológicas geram novas possibilidades sobre todos os fatores envolvidos nestes recintos: os objetos, seja na produção e conservação do acervo; nos sujeitos, incluindo os profissionais, com novas formações técnicas e intenções perante as produções das exposições, quanto o público, que consome as exposições em novos formatos, assim como as relações envolvidas, direcionadas a comunicação e interação entre os citados"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5247_TB400_20042024110535.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILENA PEREIRA"
    "autor_email" => "silvampfsa@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho se constitui a partir da problemática das transformações históricas dos espaços museais. Com a proposta de apresentar a perspectiva da relação social e tecnológica com estes ambientes, enquanto espaços formativos e, portanto, de informação e difusão do conhecimento. Esta análise compõe uma pesquisa mais ampla sobre influências social, tecnológica e escolar nos espaços museais. Para desenvolvimento deste trabalho, que possui caráter bibliográfico, foram utilizadas obras acadêmicas com temática central voltada aos museus de ciências. Através da abordagem sobre origem, fases museais, conexões estabelecidas entre museu e escola é tratado o passado e presente destes ambientes. Observando o contexto pandêmico, ocasionado pelo vírus da covid 19, ocorrido entre 2020 e 2023, como fator potencializador da experiência museal a partir do digital, diante da necessidade do isolamento social, percebe-se novas perspectivas e dinâmicas presente tanto dentro da instituição museal, através da capacitação dos profissionais envolvidos, da intenção nas exposições como também na relação e interação desta para com seu público. Percebe-se que a inserção do digital pode culminar na resolução de uma problemática que persistiu durante tempos nas investigações direcionadas a temática museal: a concentração dos museus no vasto território nacional e falta de acesso a estes espaços pela camada mais popular da sociedade, que recai sobre a função social destes ambientes. Além disso, tais influências tecnológicas geram novas possibilidades sobre todos os fatores envolvidos nestes recintos: os objetos, seja na produção e conservação do acervo; nos sujeitos, incluindo os profissionais, com novas formações técnicas e intenções perante as produções das exposições, quanto o público, que consome as exposições em novos formatos, assim como as relações envolvidas, direcionadas a comunicação e interação entre os citados

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.