Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A TRAJETÓRIA DE UM PROJETO QUE ACONTECEU NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino por meio de um trabalho interdisciplinar, em que as diversas áreas do conhecimento estejam relacionadas entre si, se torna um grande desafio em meio a muitos obstáculos encontrados nas escolas. Esses obstáculos podem estar relacionados à currículos disciplinares, resistência da gestão em manter uma parceria de trabalho, ou à confusão sobre o conceito de interdisciplinaridade por parte dos docentes. Este trabalho se traduz em um relato de experiência acerca de um projeto de ensino interdisciplinar que aconteceu na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. O projeto intitulado De Conto em Conto nasceu da necessidade em incentivar a leitura e a escrita de alunos que se encontravam desmotivados e com baixo desempenho nas avaliações das diversas áreas de conhecimento do currículo escolar. Consiste em um planejamento interdisciplinar, que atende às demandas da Base Nacional Comum Curricular, relacionado ao referido ano de trabalho de cada turma envolvida no projeto. O ponto de partida é a leitura e interpretação coletiva de um título da literatura brasileira escolhido pelo professor da turma, e posteriormente outros trabalhos são desenvolvidos durante o ano letivo. A interdisciplinaridade acontece no decorrer do projeto em que as áreas de conhecimento dialogam entre si e fazem pontes com diversas linguagens artísticas e culturais dos estudantes. O arcabouço teórico que fundamenta o projeto são: Paulo Freire (1996), que trata da questão da autonomia tanto dos discentes quanto dos docentes; Japiassu (2006), que discute sobre o conceito de interdisciplinaridade, bem como seus possíveis obstáculos, e Moreira (2012), que aponta a importância da aprendizagem significativa. O projeto De Conto em Conto teve sua primeira edição em 2017 e atendeu aproximadamente a 800 estudantes. Seus resultados evidenciam não só a melhora do desempenho dos discentes na área de Língua Portuguesa, mas como também nas outras áreas de conhecimento.

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