A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a necessidade da integração da Política Nacional de Educação Especial (PNEE), no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Plano Nacional de Educação (PNE). Para tanto, caracterizamos a importância desses dois documentos, tendo em vista a promoção da educação de qualidade e equitativa. Assim, discutimos a necessidade da inclusão, bem como apontamos os desafios e as possibilidades a seguir rumo à educação inclusiva. Este estudo foi embasado em teorias de autores como Mantoan (2003) e Vianna (2019), bem como nos documentos da BNCC (2017), PNEE (2020) e do PNE (2011-2020). Utilizamos uma abordagem qualitativa e realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados da pesquisa apontam como desafios a necessidade de formação continuada de professores, a carência de capacitação e apoio profissional, como também a falta de recursos adequados. Por outro lado, identificamos como possibilidade a valorização da diversidade e inclusão, tanto na BNCC quanto no PNE, ressaltando a importância desses princípios na educação. Destacamos ainda as diretrizes claras estabelecidas pela BNCC, que delineiam os aprendizados que os alunos precisam aprender em diferentes etapas da escolaridade, proporcionando um guia para o desenvolvimento de práticas inclusivas. Esses resultados indicam um impulso para tornar a educação mais inclusiva e acessível a todos.