Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As funções são relações entre dois conjuntos, de forma os elementos do domínio se relaciona de maneira única com os elementos do contradomínio. O conhecimento deste conteúdo possibilita a compreensão de diversas situações do cotidiano, fenômenos e as mais diversas aplicações da matemática, bem como proporciona os pré-requisitos para o cálculo diferencial e integral. Tendo em vista a relevância de funções, objetiva-se apresentar uma proposta de ensino seguindo os passos de uma sequência didática interativa, em que que as fases iniciam com o conhecimento individual e espontâneo e depois de forma interativa em grupos, tem-se a apropriação de saberes de forma científica. Nesta estrutura de aula, cada discente informa o seu conhecimento prévio sobre a definição de função e dentro de cada grupo, as respostas são discutidas e aglutinadas, de forma a ter uma solução por grupo, em que os líderes farão a síntese para se ter consenso da turma. Para compreender a definição formal e suas aplicações, propõe-se a utilização de tecnologias de informação e comunicação, em que se sugere o Gerador de Funções da Plataforma PhET. Compreende-se que a sequência didática interativa é uma metodologia que torna a aula mais dinâmica de forma que os participantes ganham motivação para expor os conhecimentos e adquirir novos saberes. Além disso, as atividades com os recursos tecnológicos ficam mais atrativas, visto que as simulações do PhET têm o propósito de auxiliar a construção do conhecimento.

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