As funções são relações entre dois conjuntos, de forma os elementos do domínio se relaciona de maneira única com os elementos do contradomínio. O conhecimento deste conteúdo possibilita a compreensão de diversas situações do cotidiano, fenômenos e as mais diversas aplicações da matemática, bem como proporciona os pré-requisitos para o cálculo diferencial e integral. Tendo em vista a relevância de funções, objetiva-se apresentar uma proposta de ensino seguindo os passos de uma sequência didática interativa, em que que as fases iniciam com o conhecimento individual e espontâneo e depois de forma interativa em grupos, tem-se a apropriação de saberes de forma científica. Nesta estrutura de aula, cada discente informa o seu conhecimento prévio sobre a definição de função e dentro de cada grupo, as respostas são discutidas e aglutinadas, de forma a ter uma solução por grupo, em que os líderes farão a síntese para se ter consenso da turma. Para compreender a definição formal e suas aplicações, propõe-se a utilização de tecnologias de informação e comunicação, em que se sugere o Gerador de Funções da Plataforma PhET. Compreende-se que a sequência didática interativa é uma metodologia que torna a aula mais dinâmica de forma que os participantes ganham motivação para expor os conhecimentos e adquirir novos saberes. Além disso, as atividades com os recursos tecnológicos ficam mais atrativas, visto que as simulações do PhET têm o propósito de auxiliar a construção do conhecimento.