O objetivo deste trabalho é analisar produções acadêmicas acerca da Profissionalidade docente e pedagogia universitária, publicadas no período de 2019 a 2023. Trata-se de uma investigação do tipo estado do conhecimento, realizada na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Scielo Brasil. As demandas vinculadas a ação do docente universitário, mediante a dificuldade encontrada no âmbito da sala de aula em relação a prática baseada em competências pedagógicas, sendo em muitos casos, o professor bacharel e com o conhecimento em determinada área de sua profissão, porém, necessitando compreender sobre seu exercício na docência, motivaram a construção da pesquisa, que teve como principais critérios a busca por artigos vinculados a profissionalidade docente e pedagogia universitária, estudos brasileiros, os artigos deveriam embasar seus estudos apenas em docentes do ensino superior, apresentando suas percepções sobre sua profissionalidade e mapeando o cenário formativo na educação superior no Brasil.. A partir das buscas, foram selecionados 14 artigos que tratavam do tema, após leitura mais aprofundada, identificou-se nove artigos que tratavam o tema de maneira mais específica, onde versavam sobre a percepção dos docentes sobre sua prática profissional, programas de formação ofertados pelas universidades e a importância da formação pedagógica universitária para o docente estudantes. As discussões ofertadas pelas produções, apontam para a evolução contemporânea do ensino superior no Brasil, a diversidade dos perfis dos estudantes ingressantes, que levam a necessidade de maior investimento tanto por parte do docente, quanto pelas universidades em formação de cunho pedagógico, uma vez que os professores aparentam um certo desconhecimento das competências pedagógicas no exercício da docência no ensino superior.