Este artigo teve como principal objetivo, analisar a importância do texto literário na aprendizagem dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino de Presidente Dutra, Maranhão. Sabe-se que a diversidade cultural é extensa, e que o uso inadequado da tecnologia tem contribuído para o distanciamento dos discentes do mundo literário . A metodologia adotada compreendeu uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa de campo, onde os alunos tiveram voz e vez para se expressarem. Para complementar, o levantamento bibliográfico foi indispensável para a coleta de informações, isso deu-se através da aplicação de um questionário composto por seis questões com perguntas abertas e fechadas para os alunos do 9º do ensino fundamental e a leitura de alguns artigos para o acúmulo de conhecimento sobre o tema proposto. Os resultados analisados evidenciaram que a maioria dos alunos afirmou gostar de ler, no entanto quando foram questionados sobre a importância da leitura para suas vidas, poucos alunos responderam de modo satisfatório, boa parte relatou que nunca conseguiu ler uma obra por completa, segundo eles, ler é enfadonho. Com base nos relatos concluiu-se que os alunos não tem afinidade com a leitura, isso torna-se um obstáculo a ser superado em meio ao mundo virtual vivenciado por eles e que o universo literário ainda tem pouca relevância na vida dos alunos, com isso é possível constatar que um longo caminho ainda terá que ser percorrido para preencher as lacunas existentes no cenário escolar dos alunos do 9º ano da escola à qual foi feita a pesquisa.