Ao entender a relevância de iniciativas direcionadas à formação docente, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), instituído pelo Decreto de Lei nº 7.219/2010, focaliza na formação do aluno da licenciatura, na elevação da qualidade da formação de professores e na inserção dos licenciandos no cotidiano da rede pública de Educação Básica. Por isso, o presente trabalho avaliou artigos encaminhados e aceitos no grupo de trabalho GT01 Formação de Professores do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), na modalidade pôster, durante a 9ª edição do evento, realizada em 2023. O objetivo geral desta investigação consistiu em mapear e analisar os pôsteres que tratam da formação docente e do PIBID. Para isso, optou-se por realizar um estudo exploratório, seguido de revisão de literatura dos pôsteres que abordavam discussões relacionadas às temáticas citadas, adotando direcionamentos das pesquisas intituladas como revisão sistemática. A partir do levantamento de doze (12) trabalhos, identificou-se que uma parte significativa de pesquisas concentra seus objetivos na proposição de relatos de experiência vivenciados durante a participação no programa, evidenciando resultados, processos, metodologias e dificuldades. Os autores revelam avanços importantes para a formação inicial nas participações dos alunos no PIBID, em distintas áreas do conhecimento. De maneira geral, os autores destacaram que os resultados apresentados são consistentes, demonstrando similaridades e complementaridade entre si. Os resultados mais citados nos textos analisados foram: a aproximação dos discentes com a realidade educacional, a influência da relação entre teoria e prática e o contato direto com a escola pública durante a formação.