O Conselho Internacional de Museus (ICOM) aprovou no mês de agosto de 2022, em Praga, capital da República Checa uma nova definição para os museus. O texto traz importantes alterações devido a inclusão de novos termos e conceitos desafiadores para nossa contemporaneidade como sustentabilidade, comunidade, diversidade e inclusão. Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo. Exerce um papel importante em recuperar, preservar e disseminar a memória coletiva através de seu patrimônio material e imaterial. Além disso, despertam a curiosidade e estimulam debates que promovem a socialização e os princípios da cidadania e inclusão. O objetivo deste artigo é estudar as possíveis interfaces da educação escolar e museal refletindo sobre novas estratégias e práticas pedagógicas para a educação infantil e fundamental anos iniciais e, a potencialidade educacional de forma complementar e suplementar desses espaços. Para isso precisamos refletir sobre a formação inicial e continuada para professores, pedagogos e profissionais da educação; em especial os professores que hoje atuam na educação básica que não tiveram em suas formações iniciais disciplinas relacionadas a inclusão e diversidade. Serão abordados nessa investigação a formação das equipes de profissionais presentes nos núcleos educativos dos museus, a importância da diversidade de competências e habilidades desses educadores e, dos profissionais envolvidos nesses processos. Além de reflexões sobre a produção de novas estratégias e práticas pedagógicas para estudantes da educação infantil e fundamental anos iniciais. São inegáveis as contribuições educacionais dos espaços museais, disponibilizadas através dos mais diversos acervos, sempre associados as intencionalidades curatoriais presentes em múltiplas temáticas, metodologias e tipologias. Para que os conteúdos disponibilizados nos museus possam ter o seu caráter social, educacional, cultural e inclusivos garantidos, deve-se assegurar materiais educativos para todas as fases da educação básica e que sejam adaptados para todos os visitantes, visto que recebemos, públicos diversos.