Esta pesquisa teve como objetivo compreender a aplicação da base alfabética na educação infantil a fim de constatar os impactos da pré-escola no desempenho escolar dos estudantes e nos seus direitos de aprendizagem. Optou-se por uma abordagem qualitativa nesta pesquisa científica categorizada de forma exploratória como tipo de pesquisa. Em relação aos procedimentos, adota-se a pesquisa documental e o estudo de caso. Para coleta de dados, foram utilizados os planos de ensino e de aula, além do questionário aplicado aos professores de pré-escola da rede pública municipal de Belo Monte, Alagoas. Ancorados nos estudos sobre a educação infantil e a Alfabetização, a investigação apresenta a Educação Infantil e suas relações com a alfabetização traçando um paralelo dos programas municipais com o programa federal denominado compromisso nacional criança alfabetizada. Apresentam-se como resultados a consolidação das atividades desenvolvidas pelos docentes da pré-escola do município de Belo Monte e as proposições dos professores para a melhoria continua da educação infantil. A análise aponta para a percepção positiva dos professores quanto ao início do processo de alfabetização na pré-escola sem negligenciar os direitos da criança. Conclui-se que o programa executado na Educação Infantil no município de Belo Monte corrobora para o alcance dos resultados esperados no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e sintetiza os benefícios desta prática para as famílias e para toda a sociedade.