Ser professor tem se tornado cada vez mais difícil. No Brasil, o número de jovens que optam pela docência tem diminuído cada vez mais e esse cenário tem preocupado pesquisadores, governos e gestores educacionais que já enfrentam uma carência de docentes em todos os níveis de ensino. O abandono da docência e a baixa procura dos jovens pelo magistério são uma das razões para a carência desses profissionais. A docência, uma vez desvalorizada, abre espaço para que os jovens optem por outras áreas que exigem o mesmo nível de formação acadêmica. Diante disso, esse cenário despertou o nosso interesse em identificar e refletir acerca da atratividade dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste por cursos da carreira docente. Para tanto, esta pesquisa realizada em 2022, buscou identificar o nível de interesse dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste por cursos da carreira docente. A amostragem compreendeu cerca de 26% dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/CBVZO. Dos estudantes pesquisados, cerca de 74% responderam que pretendem prestar vestibular, 22% responderam que talvez e 4% não pretendem prestar vestibular. Quando perguntamos aos estudantes por quais motivos não cursariam um curso de licenciatura, a maioria destacou que os motivos são baixa remuneração, desvalorização social da profissão, desinteresse e desrespeito dos estudantes. Embora a maioria dos pesquisados não queira ser docente, 61,2% consideram o professor como a profissão mais importante na sociedade. Diante disso, acreditamos que é preciso valorizar a carreira docente, pois se não houver atratividade e valorização da carreira, a maioria dos estudantes continuará escolhendo as carreiras mais prestigiadas e valorizadas, como medicina, direito e engenharias.