Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ATRATIVIDADE DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE - INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA PARA A CARREIRA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110801
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2699
    "inscrito_id" => 11191
    "titulo" => "A ATRATIVIDADE DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE - INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA PARA A CARREIRA DOCENTE"
    "resumo" => "Ser professor tem se tornado cada vez mais difícil. No Brasil, o número de jovens que optam pela docência tem diminuído cada vez mais e esse cenário tem preocupado pesquisadores, governos e gestores educacionais que já enfrentam uma carência de docentes em todos os níveis de ensino. O abandono da docência e a baixa procura dos jovens pelo magistério são uma das razões para a carência desses profissionais. A docência, uma vez desvalorizada, abre espaço para que os jovens optem por outras áreas que exigem o mesmo nível de formação acadêmica. Diante disso, esse cenário despertou o nosso interesse em identificar e refletir acerca da atratividade dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste por cursos da carreira docente. Para tanto, esta pesquisa realizada em 2022, buscou identificar o nível de interesse dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste por cursos da carreira docente. A amostragem compreendeu cerca de 26% dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/CBVZO. Dos estudantes pesquisados, cerca de 74% responderam que pretendem prestar vestibular, 22% responderam que talvez e 4% não pretendem prestar vestibular. Quando perguntamos aos estudantes por quais motivos não cursariam um curso de licenciatura, a maioria destacou que os motivos são baixa remuneração, desvalorização social da profissão, desinteresse e desrespeito dos estudantes. Embora a maioria dos pesquisados não queira ser docente, 61,2% consideram o professor como a profissão mais importante na sociedade. Diante disso, acreditamos que é preciso valorizar a carreira docente, pois se não houver atratividade e valorização da carreira, a maioria dos estudantes continuará escolhendo as carreiras mais prestigiadas e valorizadas, como medicina, direito e engenharias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11191_TB2699_18102024110823.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORRAYNE ISABELLE PAZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Isabelle"
    "autor_email" => "lorrayneisabelleoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO (CEUCLAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110801
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2699
    "inscrito_id" => 11191
    "titulo" => "A ATRATIVIDADE DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE - INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA PARA A CARREIRA DOCENTE"
    "resumo" => "Ser professor tem se tornado cada vez mais difícil. No Brasil, o número de jovens que optam pela docência tem diminuído cada vez mais e esse cenário tem preocupado pesquisadores, governos e gestores educacionais que já enfrentam uma carência de docentes em todos os níveis de ensino. O abandono da docência e a baixa procura dos jovens pelo magistério são uma das razões para a carência desses profissionais. A docência, uma vez desvalorizada, abre espaço para que os jovens optem por outras áreas que exigem o mesmo nível de formação acadêmica. Diante disso, esse cenário despertou o nosso interesse em identificar e refletir acerca da atratividade dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste por cursos da carreira docente. Para tanto, esta pesquisa realizada em 2022, buscou identificar o nível de interesse dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste por cursos da carreira docente. A amostragem compreendeu cerca de 26% dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/CBVZO. Dos estudantes pesquisados, cerca de 74% responderam que pretendem prestar vestibular, 22% responderam que talvez e 4% não pretendem prestar vestibular. Quando perguntamos aos estudantes por quais motivos não cursariam um curso de licenciatura, a maioria destacou que os motivos são baixa remuneração, desvalorização social da profissão, desinteresse e desrespeito dos estudantes. Embora a maioria dos pesquisados não queira ser docente, 61,2% consideram o professor como a profissão mais importante na sociedade. Diante disso, acreditamos que é preciso valorizar a carreira docente, pois se não houver atratividade e valorização da carreira, a maioria dos estudantes continuará escolhendo as carreiras mais prestigiadas e valorizadas, como medicina, direito e engenharias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11191_TB2699_18102024110823.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORRAYNE ISABELLE PAZ DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Isabelle"
    "autor_email" => "lorrayneisabelleoliveira@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO (CEUCLAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Ser professor tem se tornado cada vez mais difícil. No Brasil, o número de jovens que optam pela docência tem diminuído cada vez mais e esse cenário tem preocupado pesquisadores, governos e gestores educacionais que já enfrentam uma carência de docentes em todos os níveis de ensino. O abandono da docência e a baixa procura dos jovens pelo magistério são uma das razões para a carência desses profissionais. A docência, uma vez desvalorizada, abre espaço para que os jovens optem por outras áreas que exigem o mesmo nível de formação acadêmica. Diante disso, esse cenário despertou o nosso interesse em identificar e refletir acerca da atratividade dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste por cursos da carreira docente. Para tanto, esta pesquisa realizada em 2022, buscou identificar o nível de interesse dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/Campus Boa Vista Zona Oeste por cursos da carreira docente. A amostragem compreendeu cerca de 26% dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRR/CBVZO. Dos estudantes pesquisados, cerca de 74% responderam que pretendem prestar vestibular, 22% responderam que talvez e 4% não pretendem prestar vestibular. Quando perguntamos aos estudantes por quais motivos não cursariam um curso de licenciatura, a maioria destacou que os motivos são baixa remuneração, desvalorização social da profissão, desinteresse e desrespeito dos estudantes. Embora a maioria dos pesquisados não queira ser docente, 61,2% consideram o professor como a profissão mais importante na sociedade. Diante disso, acreditamos que é preciso valorizar a carreira docente, pois se não houver atratividade e valorização da carreira, a maioria dos estudantes continuará escolhendo as carreiras mais prestigiadas e valorizadas, como medicina, direito e engenharias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.