MONITORIA DE INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112251 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4806 "inscrito_id" => 12925 "titulo" => "MONITORIA DE INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA" "resumo" => "A Educação Especial numa perspectiva inclusiva precisa ser vivenciada no ambiente escolar a partir da busca de alternativas para incluir a todos e todas, oportunizando não apenas a entrada na escola, mas a permanência e a finalização, com êxito, de cada segmento de formação. Nesse sentido, em fevereiro de 2024, foram abertas as inscrições para a seleção e admissão de discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, para atividades de monitoria acadêmica na área de Inclusão em Educação. Esta ação é decorrente de uma necessidade premente de suprir uma demanda cada vez mais emergente nos ambientes escolares que é o acompanhamento de discentes com necessidades educacionais específicas (NEE). No IFRJ Campus Volta Redonda foram selecionadas seis alunas para atuarem como monitoras de inclusão junto ao Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas – Napne. O Napne do Campus Volta Redonda acompanha, atualmente, 15 alunos, buscando colaborar para o desenvolvimento escolar e atender as necessidades educacionais específicas desses educandos. O presente artigo tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pela monitoria de inclusão. Busca-se responder à seguinte questão: Qual a forma de organização, as atribuições, os desafios e os aprendizados decorrentes das atividades da monitoria de inclusão? Para responder a esta questão, a metodologia utilizada é a da pesquisa bibliográfica corroborada pelo relato de experiência das atividades realizadas pela monitoria de inclusão, do Campus Volta Redonda, que tem a mediação como ação principal. A monitoria de inclusão tem-se mostrado como uma alternativa muito importante para tornar o ambiente escolar inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12925_TB4806_10102024235454.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA AMIRA FREITAS DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "Márcia Amira Fr" "autor_email" => "marcia.amaral@ifrj.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112251 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4806 "inscrito_id" => 12925 "titulo" => "MONITORIA DE INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DO IFRJ CAMPUS VOLTA REDONDA" "resumo" => "A Educação Especial numa perspectiva inclusiva precisa ser vivenciada no ambiente escolar a partir da busca de alternativas para incluir a todos e todas, oportunizando não apenas a entrada na escola, mas a permanência e a finalização, com êxito, de cada segmento de formação. Nesse sentido, em fevereiro de 2024, foram abertas as inscrições para a seleção e admissão de discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, para atividades de monitoria acadêmica na área de Inclusão em Educação. Esta ação é decorrente de uma necessidade premente de suprir uma demanda cada vez mais emergente nos ambientes escolares que é o acompanhamento de discentes com necessidades educacionais específicas (NEE). No IFRJ Campus Volta Redonda foram selecionadas seis alunas para atuarem como monitoras de inclusão junto ao Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas – Napne. O Napne do Campus Volta Redonda acompanha, atualmente, 15 alunos, buscando colaborar para o desenvolvimento escolar e atender as necessidades educacionais específicas desses educandos. O presente artigo tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pela monitoria de inclusão. Busca-se responder à seguinte questão: Qual a forma de organização, as atribuições, os desafios e os aprendizados decorrentes das atividades da monitoria de inclusão? Para responder a esta questão, a metodologia utilizada é a da pesquisa bibliográfica corroborada pelo relato de experiência das atividades realizadas pela monitoria de inclusão, do Campus Volta Redonda, que tem a mediação como ação principal. A monitoria de inclusão tem-se mostrado como uma alternativa muito importante para tornar o ambiente escolar inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12925_TB4806_10102024235454.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA AMIRA FREITAS DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "Márcia Amira Fr" "autor_email" => "marcia.amaral@ifrj.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }