O presente trabalho apresenta as contribuições de aprendizagem que a educação financeira e o empreendedorismo pressupõe no processo de conscientização, inovação e desenvolve o pensamento crítico dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, abordando a relevância da temática na prática pedagógica na escola, relata as metodologias de ensino que ajudam no desenvolvimento consciente, na mentalidade de criar novos hábitos, ter autonomia e auxilia na reflexão. A educação financeira e o empreendedorismo no contexto escolar é um conhecimento fundamental para a estabilidade profissional e na vida pessoal, permite tomar decisões conscientes e contribuem na qualidade de vida, uma trajetória financeiramente saudável. O objetivo deste trabalho foi analisar a relação da educação financeira e o empreendedorismo sua contribuição para o desenvolvimento de aprendizagem das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, os objetivos específicos foram: apresentar a importância da educação financeira e do empreendedorismo na escola para as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental; caracterizar as contribuições da educação financeira e do empreendedorismo em prática para as crianças no contexto escolar; especificar a relação da educação financeira e o empreendedorismo para aprendizagem dos alunos. A pesquisa realizada foi bibliográfica em materiais publicados como livros, artigos, site e e-book, um estudo com novas propostas de ensino e aprendizagem. Foi desenvolvido o levantamento de dados com abordagem qualitativa, onde buscou entender o modo de implantar a educação financeira e o empreendedorismo nas escolas como uma disciplina transversal de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um tema que precisa ser adotado nas escolas para o crescimento do país e no processo de contribuição no futuro de cada estudante no mundo dos negócios.