A utilização de jogos e atividades lúdicas desempenham um papel essencial ao processo de aprendizagem na Educação Infantil. No que diz respeito às crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o ato de brincar não apenas estimula a aprendizagem, mas também promove a interação da criança com o ambiente ao seu redor e com o outro no espaço escolar. Além disso, contribui para o uma aprendizagem significativa destes educandos. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar a relevância do uso de jogos no processo de ensino e de aprendizagem para o desenvolvimento de alunos autistas na Educação Infantil, considerando tal estratégia como um dos mais importantes métodos para o sucesso da aprendizagem destes sujeitos na escola (MENDES, 2015). A abordagem metodológica do presente trabalho é qualitativa, realizada a partir da pesquisa bibliográfica conforme orienta Salvador (1986), que para se chegar aos dados efetivos que serão utilizados numa pesquisa bibliográfica, o pesquisador ou a pesquisadora deverá realizar diversas leituras do material selecionado, assim, buscando discutir como o jogo é uma atividade essencial ao desenvolvimento infantil e como as atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento, conforme os estudos de Piaget (1986). Observou-se que os jogos e as atividades lúdicas desempenham um papel relevante para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com TEA, e que as limitações apresentadas por essas crianças não impedem as oportunidades de crescimento e evolução. Para viabilizar esse processo de aprendizagem e desenvolvimento na sala de aula, torna-se imprescindível a adoção de abordagens pedagógicas envolventes, que favoreçam a inclusão e a interação. Além disso, a presença de um professor mediador é essencial para a efetivação da inclusão destes sujeitos desde a Educação Infantil.