O ensino médio técnico desempenha um papel crucial na preparação dos jovens para o mercado de trabalho, sendo uma vertente de educação profissionalizante de grande importância para o desenvolvimento do país. No entanto, é essencial compreender e analisar os motivos que levam à evasão dos alunos nos cursos técnicos de informática, tanto na modalidade integrada quanto subsequente, no contexto específico do IFRN campus avançado Parelhas. Identificar esses fatores e examiná-los minuciosamente é fundamental para desenvolver estratégias eficazes de prevenção da evasão. Nesse sentido, o objetivo primordial é investigar se há elementos comuns que possam ser identificados para diagnosticar as causas dessa problemática e, a partir disso, elaborar medidas preventivas. Para alcançar esse propósito, foi conduzida uma pesquisa que consistiu na elaboração e aplicação de um questionário direcionado aos alunos evadidos, resultando em 13 respostas de um total de 29 discentes que abandonaram os estudos entre os anos de 2020 e junho de 2023. Os dados obtidos revelaram uma correlação entre a evasão e aspectos socioemocionais, assim como dificuldades de acompanhamento das aulas, especialmente agravadas durante o período pandêmico. Diante dessas conclusões, torna-se evidente que a evasão está intimamente ligada aos desafios enfrentados pelos estudantes, muitos dos quais são exacerbados pelas circunstâncias adversas impostas pela pandemia. Assim, é imperativo implementar medidas que visem mitigar esses obstáculos e promover um ambiente educacional mais propício à permanência e ao sucesso dos alunos nos cursos técnicos de informática.