No contexto do Ensino Médio Potiguar em Tempo Integral, a inclusão da Educação Financeira como disciplina eletiva tem sido um tema de crescente relevância, visando preparar os alunos para lidar de forma consciente e responsável com questões financeiras em suas vidas pessoais e profissionais. Este estudo objetiva compreender o desenvolvimento de habilidades financeiras e a conscientização dos alunos sobre questões econômicas. A problemática central é preparar os alunos para uma gestão financeira eficaz, diante de um cenário de falta de preparo para lidar com questões econômicas básicas. Os objetivos foram delimitados em avaliar o conhecimento prévio dos alunos, analisar o progresso durante a disciplina eletiva e avaliar o impacto final sobre o desenvolvimento das habilidades financeiras. Teoricamente nos fundamentamos em autores que tratam da importância da Educação Financeira, sobretudo na escola. Para alcançar tais objetivos, adotamos uma metodologia que incluiu a aplicação de questionários inicial e final para diagnóstico e avaliação, respectivamente. A disciplina foi desenvolvida por meio de aulas teóricas e práticas, utilizando recursos como estudos de caso, simulações e jogos educativos. Durante as aulas, realizamos avaliações formativas e promovemos discussões em grupo para acompanhar o progresso dos alunos. Os resultados evidenciam um aumento significativo no conhecimento e nas habilidades financeiras dos alunos ao longo do período da disciplina eletiva. Observou-se uma melhora na compreensão dos conceitos financeiros e na capacidade dos alunos de aplicá-los em situações do cotidiano. Esses resultados sugerem que a integração da Educação Financeira nos itinerários formativos do ensino médio pode desempenhar um papel fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios financeiros da contemporaneidade. Destacamos a importância de continuar investindo em iniciativas que promovam a Educação Financeira nas escolas, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e a construção de uma sociedade mais equitativa.