EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR EM TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO NO MUNÍCIPIO DE RAFAEL GODEIRO/RN.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110583 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2416 "inscrito_id" => 10572 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR EM TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO NO MUNÍCIPIO DE RAFAEL GODEIRO/RN." "resumo" => "No contexto do Ensino Médio Potiguar em Tempo Integral, a inclusão da Educação Financeira como disciplina eletiva tem sido um tema de crescente relevância, visando preparar os alunos para lidar de forma consciente e responsável com questões financeiras em suas vidas pessoais e profissionais. Este estudo objetiva compreender o desenvolvimento de habilidades financeiras e a conscientização dos alunos sobre questões econômicas. A problemática central é preparar os alunos para uma gestão financeira eficaz, diante de um cenário de falta de preparo para lidar com questões econômicas básicas. Os objetivos foram delimitados em avaliar o conhecimento prévio dos alunos, analisar o progresso durante a disciplina eletiva e avaliar o impacto final sobre o desenvolvimento das habilidades financeiras. Teoricamente nos fundamentamos em autores que tratam da importância da Educação Financeira, sobretudo na escola. Para alcançar tais objetivos, adotamos uma metodologia que incluiu a aplicação de questionários inicial e final para diagnóstico e avaliação, respectivamente. A disciplina foi desenvolvida por meio de aulas teóricas e práticas, utilizando recursos como estudos de caso, simulações e jogos educativos. Durante as aulas, realizamos avaliações formativas e promovemos discussões em grupo para acompanhar o progresso dos alunos. Os resultados evidenciam um aumento significativo no conhecimento e nas habilidades financeiras dos alunos ao longo do período da disciplina eletiva. Observou-se uma melhora na compreensão dos conceitos financeiros e na capacidade dos alunos de aplicá-los em situações do cotidiano. Esses resultados sugerem que a integração da Educação Financeira nos itinerários formativos do ensino médio pode desempenhar um papel fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios financeiros da contemporaneidade. Destacamos a importância de continuar investindo em iniciativas que promovam a Educação Financeira nas escolas, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e a construção de uma sociedade mais equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10572_TB2416_27102024171215.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THADEU CORTEZ DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "THADEU CORTEZ" "autor_email" => "cortezthadeu@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110583 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2416 "inscrito_id" => 10572 "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO POTIGUAR EM TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO NO MUNÍCIPIO DE RAFAEL GODEIRO/RN." "resumo" => "No contexto do Ensino Médio Potiguar em Tempo Integral, a inclusão da Educação Financeira como disciplina eletiva tem sido um tema de crescente relevância, visando preparar os alunos para lidar de forma consciente e responsável com questões financeiras em suas vidas pessoais e profissionais. Este estudo objetiva compreender o desenvolvimento de habilidades financeiras e a conscientização dos alunos sobre questões econômicas. A problemática central é preparar os alunos para uma gestão financeira eficaz, diante de um cenário de falta de preparo para lidar com questões econômicas básicas. Os objetivos foram delimitados em avaliar o conhecimento prévio dos alunos, analisar o progresso durante a disciplina eletiva e avaliar o impacto final sobre o desenvolvimento das habilidades financeiras. Teoricamente nos fundamentamos em autores que tratam da importância da Educação Financeira, sobretudo na escola. Para alcançar tais objetivos, adotamos uma metodologia que incluiu a aplicação de questionários inicial e final para diagnóstico e avaliação, respectivamente. A disciplina foi desenvolvida por meio de aulas teóricas e práticas, utilizando recursos como estudos de caso, simulações e jogos educativos. Durante as aulas, realizamos avaliações formativas e promovemos discussões em grupo para acompanhar o progresso dos alunos. Os resultados evidenciam um aumento significativo no conhecimento e nas habilidades financeiras dos alunos ao longo do período da disciplina eletiva. Observou-se uma melhora na compreensão dos conceitos financeiros e na capacidade dos alunos de aplicá-los em situações do cotidiano. Esses resultados sugerem que a integração da Educação Financeira nos itinerários formativos do ensino médio pode desempenhar um papel fundamental na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios financeiros da contemporaneidade. Destacamos a importância de continuar investindo em iniciativas que promovam a Educação Financeira nas escolas, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e a construção de uma sociedade mais equitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10572_TB2416_27102024171215.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THADEU CORTEZ DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "THADEU CORTEZ" "autor_email" => "cortezthadeu@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }