A partir dos livros didáticos de língua espanhola recomendados ao Ensino médio, especificamente nas seções de leitura que fazem uso do texto literário, propomos um estudo do espaço destinado à latinidade, desde a seleção dos textos até o desenvolvimento da prática leitora. Para isso, escolhemos como material de análise todos as coleções de espanhol indicadas pelo Guia do PNLD/2018. Nossa base teórica se apoia em Paulo Freire (2009), Acquaroni (2008), Sánchez Miguel (2002), Colomer e Camps (2002) e Solé (2009), Franco (2010), Cassany (2006), Mendoza Fillola (2004) e Cosson (2009, 2017) para tratarmos das discussões em torno das concepções de leitura, estratégias, níveis e tipos de compreensão leitora e das especificidades quem envolvem a leitura literária, bem como nos estudos de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006) para construirmos a perspectiva da latinidade. Nesse sentido, constatamos, em duas das três coleções, que a presença da latinidade a partir da leitura dos TL - nas seções destinas especificamente à prática leitora - se limitou apenas a escolha de textos cujos autores são latino-americanos e as instruções de leitura não apontam caminhos para a discussão em torno de eventos muito peculiares aos países da América latina. Acreditamos que a discussão desse tema traz grande contribuição para a formação sociocultural dos estudantes de língua espanhola no ensino médio.