Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESPAÇO DA LATINIDADE A PARTIR DA LEITURA DO TL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113613 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6762 "inscrito_id" => 14554 "titulo" => "O ESPAÇO DA LATINIDADE A PARTIR DA LEITURA DO TL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO" "resumo" => "A partir dos livros didáticos de língua espanhola recomendados ao Ensino médio, especificamente nas seções de leitura que fazem uso do texto literário, propomos um estudo do espaço destinado à latinidade, desde a seleção dos textos até o desenvolvimento da prática leitora. Para isso, escolhemos como material de análise todos as coleções de espanhol indicadas pelo Guia do PNLD/2018. Nossa base teórica se apoia em Paulo Freire (2009), Acquaroni (2008), Sánchez Miguel (2002), Colomer e Camps (2002) e Solé (2009), Franco (2010), Cassany (2006), Mendoza Fillola (2004) e Cosson (2009, 2017) para tratarmos das discussões em torno das concepções de leitura, estratégias, níveis e tipos de compreensão leitora e das especificidades quem envolvem a leitura literária, bem como nos estudos de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006) para construirmos a perspectiva da latinidade. Nesse sentido, constatamos, em duas das três coleções, que a presença da latinidade a partir da leitura dos TL - nas seções destinas especificamente à prática leitora - se limitou apenas a escolha de textos cujos autores são latino-americanos e as instruções de leitura não apontam caminhos para a discussão em torno de eventos muito peculiares aos países da América latina. Acreditamos que a discussão desse tema traz grande contribuição para a formação sociocultural dos estudantes de língua espanhola no ensino médio.A partir dos livros didáticos de língua espanhola recomendados ao Ensino médio, especificamente nas seções de leitura que fazem uso do texto literário, propomos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14554_TB6762_30092024185601.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIANE SANTOS CABRAL DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "REGIANE" "autor_email" => "regianeuern@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113613 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6762 "inscrito_id" => 14554 "titulo" => "O ESPAÇO DA LATINIDADE A PARTIR DA LEITURA DO TL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO" "resumo" => "A partir dos livros didáticos de língua espanhola recomendados ao Ensino médio, especificamente nas seções de leitura que fazem uso do texto literário, propomos um estudo do espaço destinado à latinidade, desde a seleção dos textos até o desenvolvimento da prática leitora. Para isso, escolhemos como material de análise todos as coleções de espanhol indicadas pelo Guia do PNLD/2018. Nossa base teórica se apoia em Paulo Freire (2009), Acquaroni (2008), Sánchez Miguel (2002), Colomer e Camps (2002) e Solé (2009), Franco (2010), Cassany (2006), Mendoza Fillola (2004) e Cosson (2009, 2017) para tratarmos das discussões em torno das concepções de leitura, estratégias, níveis e tipos de compreensão leitora e das especificidades quem envolvem a leitura literária, bem como nos estudos de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006) para construirmos a perspectiva da latinidade. Nesse sentido, constatamos, em duas das três coleções, que a presença da latinidade a partir da leitura dos TL - nas seções destinas especificamente à prática leitora - se limitou apenas a escolha de textos cujos autores são latino-americanos e as instruções de leitura não apontam caminhos para a discussão em torno de eventos muito peculiares aos países da América latina. Acreditamos que a discussão desse tema traz grande contribuição para a formação sociocultural dos estudantes de língua espanhola no ensino médio.A partir dos livros didáticos de língua espanhola recomendados ao Ensino médio, especificamente nas seções de leitura que fazem uso do texto literário, propomos" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14554_TB6762_30092024185601.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIANE SANTOS CABRAL DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "REGIANE" "autor_email" => "regianeuern@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A partir dos livros didáticos de língua espanhola recomendados ao Ensino médio, especificamente nas seções de leitura que fazem uso do texto literário, propomos um estudo do espaço destinado à latinidade, desde a seleção dos textos até o desenvolvimento da prática leitora. Para isso, escolhemos como material de análise todos as coleções de espanhol indicadas pelo Guia do PNLD/2018. Nossa base teórica se apoia em Paulo Freire (2009), Acquaroni (2008), Sánchez Miguel (2002), Colomer e Camps (2002) e Solé (2009), Franco (2010), Cassany (2006), Mendoza Fillola (2004) e Cosson (2009, 2017) para tratarmos das discussões em torno das concepções de leitura, estratégias, níveis e tipos de compreensão leitora e das especificidades quem envolvem a leitura literária, bem como nos estudos de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006) para construirmos a perspectiva da latinidade. Nesse sentido, constatamos, em duas das três coleções, que a presença da latinidade a partir da leitura dos TL - nas seções destinas especificamente à prática leitora - se limitou apenas a escolha de textos cujos autores são latino-americanos e as instruções de leitura não apontam caminhos para a discussão em torno de eventos muito peculiares aos países da América latina. Acreditamos que a discussão desse tema traz grande contribuição para a formação sociocultural dos estudantes de língua espanhola no ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.