O ESPAÇO DA LATINIDADE A PARTIR DA LEITURA DO TL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113613 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6762 "inscrito_id" => 14554 "titulo" => "O ESPAÇO DA LATINIDADE A PARTIR DA LEITURA DO TL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO" "resumo" => "A partir dos livros didáticos de língua espanhola recomendados ao Ensino médio, especificamente nas seções de leitura que fazem uso do texto literário, propomos um estudo do espaço destinado à latinidade, desde a seleção dos textos até o desenvolvimento da prática leitora. Para isso, escolhemos como material de análise todos as coleções de espanhol indicadas pelo Guia do PNLD/2018. Nossa base teórica se apoia em Paulo Freire (2009), Acquaroni (2008), Sánchez Miguel (2002), Colomer e Camps (2002) e Solé (2009), Franco (2010), Cassany (2006), Mendoza Fillola (2004) e Cosson (2009, 2017) para tratarmos das discussões em torno das concepções de leitura, estratégias, níveis e tipos de compreensão leitora e das especificidades quem envolvem a leitura literária, bem como nos estudos de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006) para construirmos a perspectiva da latinidade. Nesse sentido, constatamos, em duas das três coleções, que a presença da latinidade a partir da leitura dos TL - nas seções destinas especificamente à prática leitora - se limitou apenas a escolha de textos cujos autores são latino-americanos e as instruções de leitura não apontam caminhos para a discussão em torno de eventos muito peculiares aos países da América latina. Acreditamos que a discussão desse tema traz grande contribuição para a formação sociocultural dos estudantes de língua espanhola no ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14554_TB6762_30092024185601.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIANE SANTOS CABRAL DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "REGIANE" "autor_email" => "regianeuern@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113613 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6762 "inscrito_id" => 14554 "titulo" => "O ESPAÇO DA LATINIDADE A PARTIR DA LEITURA DO TL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO" "resumo" => "A partir dos livros didáticos de língua espanhola recomendados ao Ensino médio, especificamente nas seções de leitura que fazem uso do texto literário, propomos um estudo do espaço destinado à latinidade, desde a seleção dos textos até o desenvolvimento da prática leitora. Para isso, escolhemos como material de análise todos as coleções de espanhol indicadas pelo Guia do PNLD/2018. Nossa base teórica se apoia em Paulo Freire (2009), Acquaroni (2008), Sánchez Miguel (2002), Colomer e Camps (2002) e Solé (2009), Franco (2010), Cassany (2006), Mendoza Fillola (2004) e Cosson (2009, 2017) para tratarmos das discussões em torno das concepções de leitura, estratégias, níveis e tipos de compreensão leitora e das especificidades quem envolvem a leitura literária, bem como nos estudos de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006) para construirmos a perspectiva da latinidade. Nesse sentido, constatamos, em duas das três coleções, que a presença da latinidade a partir da leitura dos TL - nas seções destinas especificamente à prática leitora - se limitou apenas a escolha de textos cujos autores são latino-americanos e as instruções de leitura não apontam caminhos para a discussão em torno de eventos muito peculiares aos países da América latina. Acreditamos que a discussão desse tema traz grande contribuição para a formação sociocultural dos estudantes de língua espanhola no ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14554_TB6762_30092024185601.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIANE SANTOS CABRAL DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "REGIANE" "autor_email" => "regianeuern@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }