Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESPAÇO DA LATINIDADE A PARTIR DA LEITURA DO TL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113613
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6762
    "inscrito_id" => 14554
    "titulo" => "O ESPAÇO DA LATINIDADE A PARTIR DA LEITURA DO TL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO"
    "resumo" => "A partir dos livros didáticos de língua espanhola recomendados ao Ensino médio, especificamente nas seções de leitura que fazem uso do texto literário, propomos um estudo do espaço destinado à latinidade, desde a seleção dos textos até o desenvolvimento da prática leitora. Para isso, escolhemos como material de análise todos as coleções de espanhol indicadas pelo Guia do PNLD/2018. Nossa base teórica se apoia em Paulo Freire (2009), Acquaroni (2008), Sánchez Miguel (2002), Colomer e Camps (2002) e Solé (2009), Franco (2010), Cassany (2006), Mendoza Fillola (2004) e Cosson (2009, 2017) para tratarmos das discussões em torno das concepções de leitura, estratégias, níveis e tipos de compreensão leitora e das especificidades quem envolvem a leitura literária, bem como nos estudos de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006) para construirmos a perspectiva da latinidade. Nesse sentido, constatamos, em duas das três coleções, que a presença da latinidade a partir da leitura dos TL - nas seções destinas especificamente à prática leitora - se limitou apenas a escolha de textos cujos autores são latino-americanos e as instruções de leitura não apontam caminhos para a discussão em torno de eventos muito peculiares aos países da América latina. Acreditamos que a discussão desse tema traz grande contribuição para a formação sociocultural dos estudantes de língua espanhola no ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14554_TB6762_30092024185601.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGIANE SANTOS CABRAL DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "REGIANE"
    "autor_email" => "regianeuern@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113613
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6762
    "inscrito_id" => 14554
    "titulo" => "O ESPAÇO DA LATINIDADE A PARTIR DA LEITURA DO TL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DIRIGIDOS AO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO"
    "resumo" => "A partir dos livros didáticos de língua espanhola recomendados ao Ensino médio, especificamente nas seções de leitura que fazem uso do texto literário, propomos um estudo do espaço destinado à latinidade, desde a seleção dos textos até o desenvolvimento da prática leitora. Para isso, escolhemos como material de análise todos as coleções de espanhol indicadas pelo Guia do PNLD/2018. Nossa base teórica se apoia em Paulo Freire (2009), Acquaroni (2008), Sánchez Miguel (2002), Colomer e Camps (2002) e Solé (2009), Franco (2010), Cassany (2006), Mendoza Fillola (2004) e Cosson (2009, 2017) para tratarmos das discussões em torno das concepções de leitura, estratégias, níveis e tipos de compreensão leitora e das especificidades quem envolvem a leitura literária, bem como nos estudos de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006) para construirmos a perspectiva da latinidade. Nesse sentido, constatamos, em duas das três coleções, que a presença da latinidade a partir da leitura dos TL - nas seções destinas especificamente à prática leitora - se limitou apenas a escolha de textos cujos autores são latino-americanos e as instruções de leitura não apontam caminhos para a discussão em torno de eventos muito peculiares aos países da América latina. Acreditamos que a discussão desse tema traz grande contribuição para a formação sociocultural dos estudantes de língua espanhola no ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14554_TB6762_30092024185601.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGIANE SANTOS CABRAL DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "REGIANE"
    "autor_email" => "regianeuern@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A partir dos livros didáticos de língua espanhola recomendados ao Ensino médio, especificamente nas seções de leitura que fazem uso do texto literário, propomos um estudo do espaço destinado à latinidade, desde a seleção dos textos até o desenvolvimento da prática leitora. Para isso, escolhemos como material de análise todos as coleções de espanhol indicadas pelo Guia do PNLD/2018. Nossa base teórica se apoia em Paulo Freire (2009), Acquaroni (2008), Sánchez Miguel (2002), Colomer e Camps (2002) e Solé (2009), Franco (2010), Cassany (2006), Mendoza Fillola (2004) e Cosson (2009, 2017) para tratarmos das discussões em torno das concepções de leitura, estratégias, níveis e tipos de compreensão leitora e das especificidades quem envolvem a leitura literária, bem como nos estudos de Canclini (2008), Mignolo (2005), Prado (1994), Ianni (1993), Quijada (1998), Quijano (2000, 2005) e Vargas Llosa (2006) para construirmos a perspectiva da latinidade. Nesse sentido, constatamos, em duas das três coleções, que a presença da latinidade a partir da leitura dos TL - nas seções destinas especificamente à prática leitora - se limitou apenas a escolha de textos cujos autores são latino-americanos e as instruções de leitura não apontam caminhos para a discussão em torno de eventos muito peculiares aos países da América latina. Acreditamos que a discussão desse tema traz grande contribuição para a formação sociocultural dos estudantes de língua espanhola no ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.