Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO: SOU + TERCEIRÃO INCENTIVANDO OS ALUNOS DO 3° ANO A INGRESSAREM O ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112146
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4656
    "inscrito_id" => 11987
    "titulo" => "PROJETO: SOU + TERCEIRÃO INCENTIVANDO OS ALUNOS DO 3° ANO A INGRESSAREM O ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Durante o ensino médio muitos alunos que mostram interesse em cursar o ensino superior desconhecem as formas de ingresso e permanência, principalmente nas universidades públicas, que diferente de instituições privadas não realizam com tanta frequência sua autopromoção. Por meio dessa premissa, através do PIBID, realizou-se um momento formativo com estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola de educação básica de tempo integral em Sobral - CE. O momento teve como objetivo o incentivo ao ingresso em universidades públicas, além de também promover o conhecimento sobre bolsas de incentivo que são oferecidas aos universitários para que permaneçam em seus cursos. Ao apresentar as bolsas para os jovens, houve um interesse maior dos estudantes, pois aparentemente eles não tinham conhecimento sobre as bolsas de incentivo como Monitoria, Extensão, PIBID, RP, Iniciação Cientifica e Permanência Universitária. E mesmo não havendo muitos questionamentos sobre o assunto, os exemplos usados sobre os cursos de ensino superior e técnicos fizeram com que os alunos compreendessem bem e ficassem mais motivados a cursarem o ensino superior depois de falar sobre o mercado de trabalho que atingia a cidade cuja qual eles residiam. Foi muito importante dialogar com os estudantes da educação básica, principalmente sobre vivências e experiências profissionais para que eles pudessem entender como é a vida após ensino médio e que começassem a traçar seus objetivos de vida iniciando pela escolha de um curso de ensino superior ou técnico, pois essa decisão é crucial para poderem escolher com o que querem trabalhar, que tipo de profissional serão e como chegarão nesse objetivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11987_TB4656_23052024232158.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALLES WILLIAM SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "THALLES WILLIAM"
    "autor_email" => "thalleswilliam100@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112146
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4656
    "inscrito_id" => 11987
    "titulo" => "PROJETO: SOU + TERCEIRÃO INCENTIVANDO OS ALUNOS DO 3° ANO A INGRESSAREM O ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Durante o ensino médio muitos alunos que mostram interesse em cursar o ensino superior desconhecem as formas de ingresso e permanência, principalmente nas universidades públicas, que diferente de instituições privadas não realizam com tanta frequência sua autopromoção. Por meio dessa premissa, através do PIBID, realizou-se um momento formativo com estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola de educação básica de tempo integral em Sobral - CE. O momento teve como objetivo o incentivo ao ingresso em universidades públicas, além de também promover o conhecimento sobre bolsas de incentivo que são oferecidas aos universitários para que permaneçam em seus cursos. Ao apresentar as bolsas para os jovens, houve um interesse maior dos estudantes, pois aparentemente eles não tinham conhecimento sobre as bolsas de incentivo como Monitoria, Extensão, PIBID, RP, Iniciação Cientifica e Permanência Universitária. E mesmo não havendo muitos questionamentos sobre o assunto, os exemplos usados sobre os cursos de ensino superior e técnicos fizeram com que os alunos compreendessem bem e ficassem mais motivados a cursarem o ensino superior depois de falar sobre o mercado de trabalho que atingia a cidade cuja qual eles residiam. Foi muito importante dialogar com os estudantes da educação básica, principalmente sobre vivências e experiências profissionais para que eles pudessem entender como é a vida após ensino médio e que começassem a traçar seus objetivos de vida iniciando pela escolha de um curso de ensino superior ou técnico, pois essa decisão é crucial para poderem escolher com o que querem trabalhar, que tipo de profissional serão e como chegarão nesse objetivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11987_TB4656_23052024232158.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THALLES WILLIAM SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "THALLES WILLIAM"
    "autor_email" => "thalleswilliam100@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Durante o ensino médio muitos alunos que mostram interesse em cursar o ensino superior desconhecem as formas de ingresso e permanência, principalmente nas universidades públicas, que diferente de instituições privadas não realizam com tanta frequência sua autopromoção. Por meio dessa premissa, através do PIBID, realizou-se um momento formativo com estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola de educação básica de tempo integral em Sobral - CE. O momento teve como objetivo o incentivo ao ingresso em universidades públicas, além de também promover o conhecimento sobre bolsas de incentivo que são oferecidas aos universitários para que permaneçam em seus cursos. Ao apresentar as bolsas para os jovens, houve um interesse maior dos estudantes, pois aparentemente eles não tinham conhecimento sobre as bolsas de incentivo como Monitoria, Extensão, PIBID, RP, Iniciação Cientifica e Permanência Universitária. E mesmo não havendo muitos questionamentos sobre o assunto, os exemplos usados sobre os cursos de ensino superior e técnicos fizeram com que os alunos compreendessem bem e ficassem mais motivados a cursarem o ensino superior depois de falar sobre o mercado de trabalho que atingia a cidade cuja qual eles residiam. Foi muito importante dialogar com os estudantes da educação básica, principalmente sobre vivências e experiências profissionais para que eles pudessem entender como é a vida após ensino médio e que começassem a traçar seus objetivos de vida iniciando pela escolha de um curso de ensino superior ou técnico, pois essa decisão é crucial para poderem escolher com o que querem trabalhar, que tipo de profissional serão e como chegarão nesse objetivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.