Os temas fraturantes são temáticas sensíveis e considerados tabus no meio social, uma vez que evocam realidades e problemáticas que se apresentam em tom ficcional, mas são reflexo dos dilemas sociais. Este estudo tem como objetivo investigar as experiências leitoras dos educandos sobre o conto “Venha ver o pôr-do-sol” de Lygia Fagundes Telles, publicado em 2001, a respeito do tema fraturante feminicídio. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso (Yin, 2016), realizado em uma turma da 2ª série do Ensino Médio, de uma Escola Estadual do Rio Grande do Norte. Para tanto foi utilizada a sequência didática de Graves e Graves (1995), como ferramenta de análise. O referencial teórico é ancorado nos pressupostos de Bettelheim (2002), sobre a literatura nas fases de amadurecimento da criança e do adolescente, os temas fraturantes em Gama-Khalil, Borges e Oliveira-Iguma (2002). O estudo revelou que os temas fraturantes ainda são temáticas marginais à sala de aula de Língua Portuguesa, uma vez que a literatura ainda tem sido utilizada como pretexto de aprendizado de vocabulário, períodos históricos literários e cânones na perspectiva elitista, pouco criativa e afastada das temáticas sociais. Posto isto, foi constatado por meio dessa investigação que houve uma participação expressiva de todos os alunos, exceto uma aluna que não se sentiu à vontade para interagir.