O presente estudo pretende abordar sobre o uso dos recursos tecnológicos nos ambientes escolares no contexto social atual. A princípio buscou-se mencionar a definição e a importância do uso dessas ferramentas nos espaços educativos e sua aplicabilidade no contexto tecnológico em que os alunos estão imersos. Como percurso metodológico foi utilizada a pesquisa qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico, utilizando para isso plataformas científicas de pesquisa como Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, utilizando para isso, estudos de autores que fundamentam a ideia central como Area (2006), Barbosa (2014) e Souza (2014), bem como pesquisas recentes que apresentam essa aplicabilidade no cotidiano atual como Dourado (2020) e Vieira (2019). Por meio desses estudos foi possível constatar que grande parte dos estudantes não aderem aos métodos tradicionais de ensino, pois estão inseridos em uma sociedade que convive com os avanços tecnológicos e acreditam ser cansativo o uso da metodologia tradicional, onde a tecnologia se transforma em uma aliada ao processo de construção do conhecimento do aluno e da prática docente do professor. Além disso, foi evidenciado que, os profissionais que atuam nesses campos precisam de formação para manuseio adequado das ferramentas tecnológicas para, a partir de então, desenvolver atividades lúdicas e atrativas, para melhor atrair os olhares e atenção dos estudantes. É constatado também que nem todas as instituições disponibilizam de recursos, sejam eles tecnológicos ou não. Portanto, diante desse cenário, é relevante afirmar que é necessário que os alunos sejam agentes ativos na construção do conhecimento, por estarem inseridos em um mundo que avança no desenvolvimento tecnológico e o professor deve atuar como mediador nesse processo, propiciando aos alunos condições favoráveis de aprendizagem e que estas apresentem significância dentro da construção do conhecimento.