O objetivo da educação sexual é promover uma compreensão positiva e responsável da sexualidade, capacitando os indivíduos a tomarem decisões informadas e conscientes sobre sua saúde sexual e seus relacionamentos. Desse modo, é clara a necessidade de se discutir sexualidade com adolescentes, assim como a necessidade do envolvimento da escola e da família nesse processo. O presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender, por meio das narrativas dos professores da rede pública que ministram a disciplina de Biologia, as percepções sobre educação sexual no âmbito do ensino de biologia, bem como conhecimentos, dificuldades, dúvidas e limitações que os docentes apresentam a respeito dessa temática. O estudo será realizado fazendo uso de abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso. A pesquisa será realizada com professores que ministram a disciplina de Biologia e atuam em escolas de ensino médio da rede pública da cidade de Imperatriz / Maranhão. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, que possibilitam perceber e explorar as percepções, experiências e desafios relacionados ao tema do estudo. Assim, espera-se que os resultados desse trabalho forneçam uma compreensão aprofundada das perspectivas dos professores sobre a educação sexual, identificação de desafios enfrentados na sua implementação e sugestões para melhorar as práticas educacionais nessa área. Espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento do ensino de biologia e da educação sexual nas escolas, promovendo uma abordagem mais aberta, inclusiva e informada sobre questões relacionadas à sexualidade e saúde reprodutiva.