O presente trabalho tem o objetivo de retratar a percepção discente de alunos do interior do Ceará acerca do processo de ensino-aprendizagem, diante das inúmeras situações apresentadas, durante a pandemia de Covid-19, considerando dois aspectos: autoavaliação e rendimento acadêmico. O estudo em questão é um recorte da pesquisa destinada ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A análise compreende questões objetivas e subjetivas voltadas às duas temáticas anteriormente mencionadas, destacando, por exemplo, a modalidade de aula (síncrona e assíncrona); tempo dedicado aos estudos; principais dificuldades encontradas; matrícula, abandono, trancamento, aprovação e reprovação de disciplina; dentre outros. E a coleta de dados se deu por meio de aplicação de um questionário através do Google Forms, tendo um total de 43 participantes, alunos de três cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Cultura do Ceará (IFCE) campus Baturité. Para além dos dados coletados, a análise compreendeu pesquisa bibliográfica e documental: Nunes (2021), Araújo (2021), Barcelos; Xavier (2022), Brasil (2020), Castioni et al (2021), Cunha; Silva; Silva (2020), dentre outros. Como resultado da autoavaliação tem-se que a maioria dos alunos avaliaram sua dedicação aos estudos durante a pandemia como “regular”. E, com relação ao rendimento acadêmico, 79% dos alunos aprovaram em mais de cinco disciplinas nas quais estavam matriculados, e 67% não reprovaram nenhuma disciplina. Portanto, apesar das adversidades, verifica-se que o processo de aprendizagem foi satisfatório durante os semestres pandêmicos.