O presente estudo teve como objetivo principal apontar as dificuldades que os docentes do Ensino Regular enfrentam quando ministram aulas para alunos com deficiência. Existe garantias por Lei do direito à inclusão nas escolas. Diante disso, o trabalho com esses estudantes é de grande relevância, pois devido às suas especificidades, exige dos professores uma postura diferente na sua práxis de sala de aula. Para tanto, procurou-se a partir dos teóricos apresentados nessa pesquisa, como Lemos (2006), Pereira (2014), Guebertt (2007), Mantoan (2011), entre outros, estudar a legislação que rege a educação inclusiva no Brasil e sua evolução com o decorrer dos anos; mostrar os principais fatores que dificultam o processo de inclusão nas escolas; apontar as deficiências na formação dos professores; externar o desafio de se construir uma escola arquitetonicamente inclusiva, além de realçar a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que executa um trabalho mais específico com esses educandos. A pesquisa teve um caráter exploratório com uma abordagem qualitativa, cujo procedimento metodológico se deu através de um questionário. Os resultados demostraram que a grande dificuldade encontrada pelos docentes que trabalham com estudantes inclusos é a falta de uma formação adequada para esses profissionais, evidenciando-se um déficit de formação desde a graduação. Por fim, existe uma necessidade do processo de formação dos professores se tornar mais eficiente e eficaz, uma vez que é nesse dinamismo que este profissional pode ter uma atuação com base na legislação, na dinâmica e na metodologia tão necessárias para trabalhar com alunos com deficiência.