Este ensaio apresenta resultados da produção de um material paradidático como proposta à promoção da democratização do acesso à educação cientifica utilizado na Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete em Roraima, com o objetivo de promover a popularização da ciências nas comunidades, respeitando as crenças e os costumes dos povos originários, sobretudo, permitindo a divulgação cientifica para os adolescentes nas aulas de ciências, além de reforçar o uso da língua materna na leitura do material transcrito para a língua materna Macuxi. A metodologia da pesquisa adotada foi o método científico pesquisa-ação com o desenvolvimento da cartilha intitulada “As Aventuras dos Pequenos Cientistas” como recurso pedagógico, visando tornar o ensino da temática mais interessante e compreensível. Desta forma, cartilhas foram elaboradas com o propósito de ser utilizada com público infantil auxiliando o uso da língua materna e o uso nas aulas de ciências, por adolescentes regularmente matriculados no Ensino Fundamental da Escola Estadual Indígena Tuxaua Luiz Cadete. O material apresenta ilustrações voltadas para o contexto do dia a dia das comunidades indígenas e abordagens básicas dos conceitos da Física promovendo uma maior compreensão e explicação dos fenômenos físicos. A cartilha “As Aventuras dos Pequenos Cientistas” foi aplicada para estudantes do 9ª ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, abordando os conteúdos eletricidade por meio da estória do peixe Poraquê. Foram disponibilizados 4 (quatro) cartilhas nas versões em Língua Portuguesa e Língua Macuxi, e por conseguinte foi aplicado um questionário de satisfação obtendo resultados que fundamentam a necessidade da produção de materiais didáticos e pedagógicos para atender a Educação indígena.