No ensino da sustentabilidade, os jogos são uma ferramenta efetiva de ensino. Estudantes submetidos a modelos de aprendizado baseados em jogos podem obter melhores resultados em dimensões como aquisição de conhecimento, compreensão de conteúdo, percepção e cognição, mudanças comportamentais, motivacionais e fisiológicas. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo analisar a aprendizagem dos estudantes do ensino médio técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação do Maranhão Campus Barreirinhas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável após a utilização de um jogo educativo. A pesquisa foi desenvolvida com 35 estudantes do terceiro ano e foi dividida em 3 etapas: verificação do conhecimento prévio dos estudantes sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, aplicação do jogo e verificação do aprendizado. Foi confeccionado um tabuleiro, dois baralhos de apoio, um contendo afirmativas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e outro com indicações sobre atividade que deve ser realizada no tabuleiro e dados e pinos representam os jogadores. Inicialmente foram aplicados questionários contendo oito questões sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, visando avaliar o conhecimento prévio. Posteriormente os estudantes foram divididos em pequenos grupos de 5 alunos que colocaram em prática o jogo. Após a aplicação do jogo foi realizado um novo questionário comparando o percentual de acertos nos momentos antes e após a aplicação do jogo. Foi verificado que uma porcentagem relativamente pequena de alunos já tinha ouvido falar sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (22,3%) e uma porcentagem ainda menor soube descrever alguns dos objetivos. Após o jogo houve um aumento significativo no percentual de acertos principalmente nas questões sobre quantidade de objetivos (77,4% acertos), quais são os objetivos (67% citaram pelo menos cinco), qual sua importância. Assim, o jogo foi considerado um bom instrumento para promover educação sobre sustentabilidade de forma participativa e lúdica.