A história da educação no Brasil passou por fases bem distintas, onde a educação para negros era inexistente. Concomitante a isso na sociedade, temos as questões sociais, que preconizavam a discriminação social mediante a diferença de etnia. Mediante a isso, o racismo se instalou no Brasil de forma a se naturalizar e se estruturar na base da sociedade. Em meio a muitas lutas e movimentações a Lei 10.639/03 foi sancionada e implementada de forma a tornar obrigatório o ensino da Cultura e história Afro-Brasileira. Com isso, a pesquisa em questão teve o objetivo de construir uma sequência didática para os conteúdos de Evolução Humana com o intuito de promover maneiras que auxiliem na abordagem das relações étnico raciais na disciplina de Biologia. É uma sequência com 5 aulas no total com debates, mapas conceituais, tempestades de ideia, exposições e aplicação de um jogo de tabuleiro, intitulado como “Eva Mitocondrial”. Os tópicos presentes nessa sequência didática são: Tempo Geológico, Evolução Humana, Linhagem dos primatas, Relações Filogenéticas, Teoria multi-regional, Teoria da substituição africana, Teoria das étnias humanas suas relações filogenéticas e a distribuição no globo terrestre. Dado o exposto, se torna viável seguir o proposto pela Lei 10.639/03, onde os professores podem se familiarizar com a temática, além disso, ainda é um modelo didático que serve de exemplo para o conteúdo de Evolução Humana do ensino médio, que pode ser alterado e adaptado para cada realidade.