Este trabalho discorre sobre um processo criativo elaborado a partir da obra "Ensaio sobre a Cegueira" (SARAMAGO, 1995) e desenvolvido para o projeto artístico-pedagógico Trocas Literárias, criado em 2019 com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede SESI-SP. Trata das atividades desenvolvidas pela Trupe Trocas – nome atribuído ao grupo formado pelos participantes do referido projeto – sobretudo, na apresentação da performance "Contágio" (2022). Exprime associações entre Literatura e Artes da Cena, pautando-se no contexto pandêmico em concatenação com a ideia central da obra de Saramago. O trabalho baseia-se em autores como Eleonora Fabião (2013) e Albert Camus (1947), a fim de estabelecer relações teórico-filosóficas entre as subjetividades que engendraram a proposta de trabalho interdisciplinar e subversivo com as linguagens, condizente com os desdobramentos da Covid-19. Apresenta uma abordagem qualitativa da pesquisa-ação realizada, a qual se propôs a explicar e a intervir na realidade social e escolar dos estudantes. Descreve como foram realizadas as pesquisas de corpo sobre a obra – técnica que desenvolveu o senso crítico, estético, leitor e artístico da Trupe. O projeto Trocas Literárias impactou diretamente cerca de 200 estudantes e obteve reconhecimento na rede SESI-SP e no Centro Cultural FIESP. Hoje, o projeto é estudado por estudantes da graduação em Licenciatura em Linguagens da Faculdade Sesi-SP de Educação.