A PEDAGOGIA TERAPÊUTICA DE JOÃO DOS SANTOS E A PSICANÁLISE DE FREUD
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110417 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2197 "inscrito_id" => 4780 "titulo" => "A PEDAGOGIA TERAPÊUTICA DE JOÃO DOS SANTOS E A PSICANÁLISE DE FREUD" "resumo" => "Neste ensaio, nos debruçamos sobre algumas considerações acerca da psicanálise freudiana e da Pedagogia Terapêutica proposta por João dos Santos. Tal perspectiva terapêutica coloca em evidência a necessidade de se pensar a aprendizagem numa perspectiva cognitiva e afetiva, baseado no referencial teórico desenvolvido por João dos Santos. Os estudos desenvolvidos por João dos Santos, evoca a necessidade de pensar sobre o aspecto afetivo como de relevância ímpar para o aprendizado de crianças, em particular para aquelas com dificuldades na aprendizagem. Para isso, seguindo uma abordagem de pesquisa qualitativa que nos orientou a uma reflexão com base em estudos bibliográficos, propõe-se como objetivo central indicar aproximações entre a Pedagogia Terapêutica de João dos Santos e a Psicanálise de Freud. Considera-se, então, que João dos Santos (professor, psicanalista, neurologista e pedopsiquiatra) tenha sido um dos pioneiros a pensar a importância do psicanalista ir para a escola auxiliar as crianças com dificuldade de aprendizagem. O psicanalista português promoveu uma atitude de pesquisa e estudo constante e consistente, onde se debruça sobre os estudos de seus contemporâneos na psicanálise a fim de construir uma perspectiva que considere o sofrimento infantil, as neuroses, e a angústia no desenvolvimento cognitivo e educacional infantil, engendrando esforços para jogar luz a relevância de uma promoção à saúde mental infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4780_TB2197_21102024183740.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LARISSE DO NASCIMENTO MARANHÃO" "autor_nome_curto" => "ANA LARISSE" "autor_email" => "la.maranhao@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110417 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2197 "inscrito_id" => 4780 "titulo" => "A PEDAGOGIA TERAPÊUTICA DE JOÃO DOS SANTOS E A PSICANÁLISE DE FREUD" "resumo" => "Neste ensaio, nos debruçamos sobre algumas considerações acerca da psicanálise freudiana e da Pedagogia Terapêutica proposta por João dos Santos. Tal perspectiva terapêutica coloca em evidência a necessidade de se pensar a aprendizagem numa perspectiva cognitiva e afetiva, baseado no referencial teórico desenvolvido por João dos Santos. Os estudos desenvolvidos por João dos Santos, evoca a necessidade de pensar sobre o aspecto afetivo como de relevância ímpar para o aprendizado de crianças, em particular para aquelas com dificuldades na aprendizagem. Para isso, seguindo uma abordagem de pesquisa qualitativa que nos orientou a uma reflexão com base em estudos bibliográficos, propõe-se como objetivo central indicar aproximações entre a Pedagogia Terapêutica de João dos Santos e a Psicanálise de Freud. Considera-se, então, que João dos Santos (professor, psicanalista, neurologista e pedopsiquiatra) tenha sido um dos pioneiros a pensar a importância do psicanalista ir para a escola auxiliar as crianças com dificuldade de aprendizagem. O psicanalista português promoveu uma atitude de pesquisa e estudo constante e consistente, onde se debruça sobre os estudos de seus contemporâneos na psicanálise a fim de construir uma perspectiva que considere o sofrimento infantil, as neuroses, e a angústia no desenvolvimento cognitivo e educacional infantil, engendrando esforços para jogar luz a relevância de uma promoção à saúde mental infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4780_TB2197_21102024183740.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LARISSE DO NASCIMENTO MARANHÃO" "autor_nome_curto" => "ANA LARISSE" "autor_email" => "la.maranhao@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }