Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114873
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8561
    "inscrito_id" => 20608
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Trata-se de um relato de experiência que teve como enfoque temático a alfabetização através da consciência fonológica. Nesse sentido, busquei, como objetivo geral, compreender o processo de alfabetização a partir da contribuição do desenvolvimento da consciência fonológica com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental. A metodologia do trabalho está ancorada em um relato de experiência. Com isso, para a construção dos dados, utilizei observação e diário de campo, o que tornou possível o registro e as análises das atividades desenvolvidas durante as aulas de português, considerando minha atuação enquanto professora pedagoga, em um recorte temporal de um semestre. Para o aporte teórico, alguns autores e autoras foram significativos para reflexões e embasamento deste trabalho, tais como, por exemplo, Ferreiro (2006); Dehaene (2012); Freire (2015). Como alguns resultados, foi possível perceber, através das observações e nos registros no diário de campo, que o desenvolvimento de atividades, por meio de palavras, sílabas, aliterações e rimas, estimula a consciência fonológica, através de instrução explícita e sistemática, potencializando o processo de alfabetização. Além disso, identifiquei que houve, em certa medida, uma maior facilidade na compreensão do princípio alfabético, como também um favorecimento da capacidade de parar e pensar sobre a linguagem oral como sons iguais, sons parecidos, de modo a mapear os sons da fala. A partir disso, reflito sobre a importância de compreender como o cérebro processa a leitura e a escrita no processo de aprendizagem da criança, de modo a pensar em práticas pedagógicas que contribuam de forma significativa no processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20608_TB8561_24102024204619.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA NOGUEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "nogueirajuliana05@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114873
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8561
    "inscrito_id" => 20608
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Trata-se de um relato de experiência que teve como enfoque temático a alfabetização através da consciência fonológica. Nesse sentido, busquei, como objetivo geral, compreender o processo de alfabetização a partir da contribuição do desenvolvimento da consciência fonológica com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental. A metodologia do trabalho está ancorada em um relato de experiência. Com isso, para a construção dos dados, utilizei observação e diário de campo, o que tornou possível o registro e as análises das atividades desenvolvidas durante as aulas de português, considerando minha atuação enquanto professora pedagoga, em um recorte temporal de um semestre. Para o aporte teórico, alguns autores e autoras foram significativos para reflexões e embasamento deste trabalho, tais como, por exemplo, Ferreiro (2006); Dehaene (2012); Freire (2015). Como alguns resultados, foi possível perceber, através das observações e nos registros no diário de campo, que o desenvolvimento de atividades, por meio de palavras, sílabas, aliterações e rimas, estimula a consciência fonológica, através de instrução explícita e sistemática, potencializando o processo de alfabetização. Além disso, identifiquei que houve, em certa medida, uma maior facilidade na compreensão do princípio alfabético, como também um favorecimento da capacidade de parar e pensar sobre a linguagem oral como sons iguais, sons parecidos, de modo a mapear os sons da fala. A partir disso, reflito sobre a importância de compreender como o cérebro processa a leitura e a escrita no processo de aprendizagem da criança, de modo a pensar em práticas pedagógicas que contribuam de forma significativa no processo de alfabetização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID20608_TB8561_24102024204619.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA NOGUEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "nogueirajuliana05@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Trata-se de um relato de experiência que teve como enfoque temático a alfabetização através da consciência fonológica. Nesse sentido, busquei, como objetivo geral, compreender o processo de alfabetização a partir da contribuição do desenvolvimento da consciência fonológica com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental. A metodologia do trabalho está ancorada em um relato de experiência. Com isso, para a construção dos dados, utilizei observação e diário de campo, o que tornou possível o registro e as análises das atividades desenvolvidas durante as aulas de português, considerando minha atuação enquanto professora pedagoga, em um recorte temporal de um semestre. Para o aporte teórico, alguns autores e autoras foram significativos para reflexões e embasamento deste trabalho, tais como, por exemplo, Ferreiro (2006); Dehaene (2012); Freire (2015). Como alguns resultados, foi possível perceber, através das observações e nos registros no diário de campo, que o desenvolvimento de atividades, por meio de palavras, sílabas, aliterações e rimas, estimula a consciência fonológica, através de instrução explícita e sistemática, potencializando o processo de alfabetização. Além disso, identifiquei que houve, em certa medida, uma maior facilidade na compreensão do princípio alfabético, como também um favorecimento da capacidade de parar e pensar sobre a linguagem oral como sons iguais, sons parecidos, de modo a mapear os sons da fala. A partir disso, reflito sobre a importância de compreender como o cérebro processa a leitura e a escrita no processo de aprendizagem da criança, de modo a pensar em práticas pedagógicas que contribuam de forma significativa no processo de alfabetização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.