Trata-se de um relato de experiência que teve como enfoque temático a alfabetização através da consciência fonológica. Nesse sentido, busquei, como objetivo geral, compreender o processo de alfabetização a partir da contribuição do desenvolvimento da consciência fonológica com uma turma de primeiro ano do ensino fundamental. A metodologia do trabalho está ancorada em um relato de experiência. Com isso, para a construção dos dados, utilizei observação e diário de campo, o que tornou possível o registro e as análises das atividades desenvolvidas durante as aulas de português, considerando minha atuação enquanto professora pedagoga, em um recorte temporal de um semestre. Para o aporte teórico, alguns autores e autoras foram significativos para reflexões e embasamento deste trabalho, tais como, por exemplo, Ferreiro (2006); Dehaene (2012); Freire (2015). Como alguns resultados, foi possível perceber, através das observações e nos registros no diário de campo, que o desenvolvimento de atividades, por meio de palavras, sílabas, aliterações e rimas, estimula a consciência fonológica, através de instrução explícita e sistemática, potencializando o processo de alfabetização. Além disso, identifiquei que houve, em certa medida, uma maior facilidade na compreensão do princípio alfabético, como também um favorecimento da capacidade de parar e pensar sobre a linguagem oral como sons iguais, sons parecidos, de modo a mapear os sons da fala. A partir disso, reflito sobre a importância de compreender como o cérebro processa a leitura e a escrita no processo de aprendizagem da criança, de modo a pensar em práticas pedagógicas que contribuam de forma significativa no processo de alfabetização.