Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERNACIONALIZAÇÃO DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTO DA FAPEMA.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Em um cenário educacional cada vez mais complexo e dinâmico, interconectado com a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas voltadas à formação de professores e ao aprofundamento do conhecimento científico e tecnológico para melhorar a qualidade do ensino, o estado assume a centralidade das discussões como promotor responsável por essas ações. Este trabalho visa compreender as estratégias e os investimentos voltados à internacionalização da ciência na educação básica promovidos pelo Governo do Estado do Maranhão, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Para o desenvolvimento do estudo, foram analisados os documentos referentes aos Planos de Trabalhos Anuais da FAPEMA, abrangendo os editais previstos entre 2019 e 2023. O “Programa de Cooperação Internacional” e o “Programa Cidadão do Mundo”, ambos pertencentes à linha de ação da FAPEMA denominada “Mais Inovação”, foram os objetos de análise deste estudo. Como resultado, foram examinados 40 editais voltados à internacionalização da ciência, totalizando um investimento de R$ 15.877.710,00 em 12 áreas prioritárias. Os maiores investimentos foram destinados à mobilidade acadêmica de professores (25,07%), à formação técnica (15,75%) e ao desenvolvimento sustentável (15,05%). Com exceção de 2019, dois editais foram lançados anualmente para fomentar ações de mobilização internacional entre alunos e professores da educação básica: o edital “Professor Cidadão do Mundo” e o edital “Cidadão do Mundo”. Juntos, esses editais receberam um investimento de R$ 5.780.000,00, representando a área de maior investimento com 36,40% do total. A análise dos dados demonstra a prioridade dos investimentos na internacionalização da ciência, não apenas no ensino superior, mas também considerando o contexto da educação básica. Tais ações podem ter impactos positivos na formação dos estudantes, bem como na melhoria da qualidade da educação básica no estado.

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