O trabalho apresenta resultados de pesquisa na temática de História da Educação Matemática, atentando-se para o processo histórico de constituição do Colégio São José das Irmãs Franciscanas de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Especificamente, objetiva trazer reflexões sobre sabatinas de Matemática de 1955, de uma aluna da 4ª série ginasial do Colégio. O estudo possui abordagem qualitativa, por meio de análise documental, sendo a principal fonte primária desta pesquisa histórica um caderno com sabatinas do ano de 1955, localizado no Museu do Colégio São José, em São Leopoldo. Com base em referenciais sobre cultura escolar, investigaram-se as cinco sabatinas de Matemática presentes no caderno, identificando-se os conteúdos envolvidos, o número de questões de cada sabatina, os procedimentos de resolução empregados nas questões e os registros de notas escritos. Os conteúdos envolvidos nas sabatinas foram inequações de 2º grau, sistema cartesiano, funções de 1º e 2º graus e geometria plana, totalizando 12 questões. Essas questões envolvem demonstrações de teoremas e aplicação de regras em exercícios matemáticos. Portanto, observa-se que as questões propostas nas sabatinas de Matemática exploram a teoria por meio da aplicação prática de regras e de teoremas. A nota média das cinco sabatinas de Matemática da aluna foi 8,96. A análise do caderno de sabatinas permitiu perceber a cultura e as práticas escolares que permearam o ensino de Matemática para o público feminino, no Colégio São José de São Leopoldo, na década de 1950.