RESUMO A argumentação na escola é extremamente importante por permitir que os educandos desenvolvam habilidades críticas, defendendo seus pontos de vista e avaliando diferentes perspectivas. Isso não apenas fortalece sua capacidade de pensamento crítico, essencial para o sucesso acadêmico e profissional, mas também promove a empatia e o respeito pela diversidade de opiniões, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e participativos. Este estudo tem como objetivo discutir o trabalho com oficinas de letramento na abordagem de gêneros discursivos argumentativos usados em sala de aula para a atuação cidadã e profissional. Teoricamente, a pesquisa se baseia nos Estudos de Letramento de abordagem sociocultural (Kleiman, 1995, 2005, 2014) e nas teorias do Círculo de Bakhtin (Volóchinov, 2019). Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida na área da Linguística Aplicada, com uma abordagem qualitativa e interpretativa, envolvendo estudantes da segunda série do ensino médio integrado e profissionalizante em uma escola pública da rede federal de ensino, no município de Mossoró a partir do desenvolvimento de oficinas de letramento. Os resultados apontam que as oficinas de letramento assumidas como dispositivos didáticos favorecem o trabalho com as práticas de leitura e escrita de textos argumentativos de diferentes gêneros discursivos, impõem maior dinamicidade às atividades pedagógica; motivam a participação nas atividades propostas; oportunizam a ampliação dos letramentos e multiletramentos e potencializam o desenvolvimento de habilidades necessárias à competência argumentativa dos estudantes, formando-os para a participação social e para o exercício da cidadania. Palavras-chave: Letramento(s); Oficina de letramento; Argumentação; Gêneros discursivos; Educação Profissional e Tecnológica.