A partir de oficina de leitura e escrita realizada com adolescentes, cujo um dos temas estava relacionado à reflexão sobre o futuro, foi oportuno conhecer sobre o que desejavam como propósitos de vida. É importante conhecer os adolescentes nas dimensões individuais e sociais pois, assim, o profissional da educação poderá agir no sentido de tornar a aprendizagem mais significativa. O objetivo desse estudo é relatar sobre o que os adolescentes registraram em relação ao desejo pessoal a respeito de seu futuro. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo do tipo relato de experiência realizado a partir de oficina de Fonoaudiologia proposta para o primeiro ano de Ensino Médio, nos anos de 2022 e 2023, em escolas públicas estaduais, no município de São Luís/MA. A leitura sobre a produção escrita dos adolescentes revelou os mais variados tipos de propósitos. Escreveram sobre desejos de ganhar muito dinheiro, adquirirem carro, casa própria e realizar viagens. A escolha de uma profissão, a vontade de constituir uma família e a possibilidade de ajudar seus pais e irmãos, também, fizeram parte desses registros. O ambiente escolar tem o desafio de prover estratégias que levem o indivíduo ao autoconhecimento e a valorização do aprendizado, estabelecendo limites para influências externas que tentem padronizar comportamentos. A importância de reconduzir o adolescente ao empenho de um propósito real de vida leva a um menor nível de ansiedade e frustração.