O ensino de ciências nos últimos anos vem se adaptando com o avanço das tecnologias, uma vez que geralmente segue modelos tradicionais resultando na ineficácia de uma aprendizagem completa e significativa. A partir dessa realidade, as metodologias ativas acabaram ganhando espaço no âmbito escolar, facilitando o processo de ensino e se destacando como uma ferramenta importante nessa trajetória. A gamificação, por exemplo, possibilita a conexão entre a escola e o universo atual dos alunos trazendo a ludicidade, diversão, educação e autonomia, valorizando a importância dos jogos didáticos na formação inicial para o melhor desempenho de uma aprendizagem completa. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo a divulgação do jogo “Cromosfera” e elucidar a sua eficácia, de forma qualitativa, na sala de aula. O trabalho foi desenvolvido em uma escola na cidade de Parnaíba-PI pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID nas turmas de ensino fundamental sobre o conteúdo de atmosfera e hidrosfera. A pesquisa foi norteada pelas seguintes etapas: I. Produção e apresentação do jogo didático “Cosmosfera”; II. Aplicação e interação; III. Socialização final. Como resultados foi possível identificar a necessidade da utilização da constante prática da gamificação no ambiente escolar, a interação social dos alunos com o conteúdo, a relação com a aprendizagem construtivista e o impacto dos jogos na dinamização do processo de aprendizagem e na relação entre professor e aluno.